terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário da República: Machado Santos homenageado, hoje em Lisboa

A Armada Portuguesa vai hoje homenagear o almirante Machado dos Santos, que comandou os revoltosos no dia 5 de Outubro de 1910, junto à bandeira nacional no Parque Eduardo VII, em Lisboa, com a presença de familiares do "Herói da Rotunda".

A bisneta de Machado dos Santos, Isabel Cisneiro, vai estar presente, “muito emocionada e com muito orgulho”, porque é a primeira vez que o bisavô “é reconhecido e lhe é dada a devida importância”, afirmou a descendente, em declarações à agência Lusa.

“Foi uma figura ignorada durante muito tempo, o regime de Salazar nunca o referiu nem lhe reconheceu a importância”, lamentou Isabel Cisneiro, concluindo que é “com muita satisfação que a Marinha agora o reconhece e homenageia”, 100 anos depois.

A cerimónia de hoje terá uma evocação histórica, com execução dos toques de silêncio e homenagem aos mortos, e contará com a presença do chefe do Estado Maior da Armada, almirante Fernando Melo Gomes.

Machado Santos "desempenhou um papel central no 5 de Outubro" mas para a família falta ainda esclarecer "A Noite Sangrenta" que levou ao assassinato de republicanos, incluindo do "Herói da Rotunda", em 1921.

Na noite de 19 de Outubro de 1921 foram assassinados por um grupo de marinheiros: Machado Santos, o "Herói da Rotunda"; António Granjo, do Partido Republicano Liberal; Carlos da Maia, que chefiou a revolta da Marinha no dia 5 de Outubro de 1910. Na Noite Sangrenta foram ainda assassinados o comandante Freitas da Silva, secretário do ministro da Marinha, e o coronel Botelho de Vasconcelos, antigo apoiante de Sidónio Pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário