terça-feira, 5 de outubro de 2010

Portugal: Obra “A Implantação da República na Imprensa Portuguesa” chega às livrarias

Divulgar o que publicavam os jornais em 1910 e os principais temas debatidos no país nas vésperas da implantação da República é o objectivo do livro “A Implantação da República na Imprensa Portuguesa”, editado na semana passada pela editora Temas e Debates/Círculos de Leitores.

“O objectivo é mostrar o comportamento da imprensa desde a última campanha eleitoral da monarquia (Agosto de 1910) até aos funerais de Miguel Bombarda e Cândido dos Reis e que significam a consagração da República”, refere Nair Alexandra, autora do livro. Um estudo exaustivo “que implicou a consulta de 28 títulos da imprensa portuguesa da época, sobretudo diários”, precisou.

Neste livro, a imprensa surge como testemunha particular de um período “em que foram assaltadas redações e em que, fora da capital, jornalistas procuravam passageiros dos barcos para confirmarem que naquela madrugada de outubro a bandeira republicana flutuava nos edifícios de Lisboa”, como se refere na apresentação.

O estudo também abrange a proclamação da República, um pouco mais tardia, na Madeira (onde a nova bandeira é hasteada dia 7 de Outubro) e nos Açores (proclamada oficialmente a 9 de Outubro).

Nair Alexandra, 44 anos, já publicou diversos trabalhos de investigação na área da História contemporânea e também integrou diversos órgãos de comunicação social.

No âmbito do lançamento desta obra, a editora colocou em linha o blogue sobre o livro, em: http://aimplantacaodarepublicanarepublicapor.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário