Os juros da dívida portuguesa a dez anos estão hoje a negociar em ligeira alta, no dia em que a agência de notação financeira Moody’s anunciou que rever o rating da dívida de Portugal, com vista a um possível corte de um ou dois níveis. A revisão da Moody's deverá ficar concluída até Março.
Pelas 9h45 (hora portuguesa), os juros a dez anos estavam a negociar, em média, nos 6,498, ligeiramente acima dos 6,462% de segunda-feira.
O spread da dívida portuguesa face à alemã nos títulos a dez anos, ou seja, o prémio pedido pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas em vez de alemãs, situa-se nos 373,7 pontos base. Já os juros a cinco anos negociavam nos 5,552%, abaixo dos 5,474% registados segunda-feira. O spread da dívida portuguesa face à alemã nos títulos a cinco anos fixava-se nos 382,0 pontos base.
Portugal tem actualmente um rating de A1, sendo que se materializar o corte mais agressivo, Portugal passará para A3, segundo a Moody’s. São três as preocupações que levaram a agência de notação financeira a ameaçar cortar o rating em um ou dois níveis: vitalidade da economia portuguesa, a capacidade de acesso aos mercados financeiros e a possível necessidade de apoio ao sector financeiro.
Relativamente aos objectivos fixados pelo Orçamento de Estado português para 2011, a Moody’s considera-os “muito, muito ambiciosos”.
Se Portugal recorrer à ajuda externa, a situação do país terá que ser avaliada diz a Moody's, mas este pedido não terá que ser visto “necessariamente como negativo” para o rating da dívida portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário