quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Comissão Europeia espera carregador universal de telemóveis para breve

A Comissão Europeia anunciou que os utilizadores de telemóvel poderão vir a dispôr de um carregador universal para a Europa, ainda no decurso deste ano.

Estes carregadores serão, num primeiro tempo, apenas compatíveis com os telemóveis da nova geração, mas a indústria da telefonia móvel foi insistentemente convidada por Bruxelas a começar a fabricar rapidamente aparelhos que possam adaptar-se ao novo carregador universal.

As autoridades responsáveis oficializaram o formato-padrão para que todos os modelos de telemóvel capazes de se ligarem a um computador possam utilizar o mesmo tipo de carregador.

Em Junho de 2009, vários fabricantes do sector móvel (entre os quais Nokia, Sony Ericsson, Motorolla, LG e RIM), acordaram em harmonizar os carregadores para telemóveis comercializados na União Europeia (UE). O formato escolhido foi o micro-USB, que já está presente em muitos aparelhos no mercado.

Depois de receber um mandato da Comissão, o Comité Europeu de Normalização, o Comité Europeu de Normalização Eletrónica (CENELEC) e o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) unificaram os padrões necessários para o fabrico de telemóveis com um carregador comum.

“Agora é o momento de a indústria mostrar o seu compromisso de vender telemóveis compatíveis com o novo carregador”, afirmou Tajani, sublinhando que este novo dispositivo “vai facilitar a vida dos consumidores, reduzir os resíduos e beneficiar as empresas”.

A Comissão considera que a incompatibilidade dos carregadores de telemóveis não é apenas um problema para os utilizadores, mas também para o ambiente, já que a venda de novos modelos implica a distribuição de novos carregadores. A harmonização permitirá também aos fabricantes pouparem nos custos de produção.

Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário