quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Luxemburgo: Polícia faz buscas em casa de autor de folhetos xenófobos

A Polícia Judiciária fez buscas em casa do autor dos folhetos xenófobos que têm estado a ser distribuídos em caixas-de-correio de várias localidades no Luxemburgo. A Polícia esteve em duas das moradas de Pierre Peters, que assina os folhetos, esta terça-feira, segundo notícia avançada pela RTL.

O economista residente em Tétange, conhecido por ter fundado o Movimento Nacionalista ("National Bewegong") nos anos 90, já tinha distribuído folhetos xenófobos em finais de Julho nas caixas-de-correio dos moradores de Kayl e Tétange, publicados igualmente na internet, num site que mantém. Na altura, a Procuradoria ordenou a abertura de um inquérito, como revelou ao CONTACTO o porta-voz da instituição, Henri Eippers, ouvido em finais de Julho.

À RTL, o procurador-adjunto George Oswald disse que Peters foi ouvido pela Polícia, mas que não foram deduzidas quaisquer acusações. O processo está ainda na fase de instrução, confirmou hoje ao CONTACTO o porta-voz da Procuradoria, Henri Eippers.

Em causa poderão estar os crimes de discriminação e incitamento ao ódio racial, ambos punidos pelo Código Penal luxemburguês com penas até dois anos de prisão.

As buscas surgem dias depois de o deputado Xavier Bettel ter apresentado uma questão parlamentar sobre o caso. O deputado do DP questionou o ministro da Justiça sobre o site de Peters e os folhetos xenófobos "distribuídos pelo mesmo autor em várias regiões do país", e perguntava se o Ministério Público tinha sido alertado para o caso .

Nos folhetos distribuídos nas últimas semanas, assinados por Pierre Peters, o economista diz "estar farto dos estrangeiros" e acusa "os franceses, portugueses e jugoslavos" de dar cabo do país. "Estrangeiros, rua!" ("Étrangers, dehors!"), incita Pierre Peters num folheto escrito quase exclusivamente em luxemburguês.

No site que mantém, no portal www.hemecht-an-natur.lu, Peters fala sobre as buscas policiais e admite ter escrito os folhetos, embora recuse a qualificação de "racista".
"Enquanto eu digo 'estrangeiros fora', o Juncker [primeiro-ministro luxemburguês] diz 'estrangeiros cá para dentro'", pode ler-se no site de Peters.

Sem comentários:

Enviar um comentário