quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vida mais cara no Luxemburgo em 2011

O arranque de 2011 representa o encarecimento da vida para as famílias. Impostos, gastos com a saúde, preço da água e do tabaco, sobem todos este mês.

O pacote fiscal do ministro das Finanças, Luc Frieden, aprovado na Câmara dos Deputados no início do mês passado, implica o aumento dos impostos.

Desde o dia 1 Janeiro, o imposto de solidariedade que serve para financiar o Fundo de Desemprego passou de 2,5 % para 4 %. Foi também introduzido um novo imposto denominado "contribuição para a crise". Esta é de 0,8 % e será deduzida de todos os salários. Para uma pessoa solteira que declare 50 mil euros anuais, a nova taxa implica um pagamento de 311 euros por ano. Para um agregado familiar na mesma situação familiar, isso representa 143 euros.

Também o plafond da tributação máxima sobre os rendimentos passa dos 38 % para 39 %. Este aumento diz respeito a particulares ou famílias que tenham salários superiores a 41.793 euros e 83.586 euros, respectivamente.

Além dos impostos, aumenta igualmente o preço da água, devendo atingir um máximo de sete euros por metro cúbico.

Os fumadores também vão ter a vida mais cara. Um maço vai custar mais entre 10 e 20 cêntimos.

Nas viagens, a companhia aérea luxemburguesa Luxair já fez saber que para fazer face ao aumento do preço do petróleo, a taxa relacionada com o combustível aumentou dois euros por trajecto (quatro euros ida e volta).

SAÚDE MAIS CARA
Também as despesas de saúde vão sair mais caras. O ministro do Saúde, Mars di Bartolomeo, já havia anunciado em Novembro que as contribuições para a Segurança Social iriam aumentar 0,2 % (0,1 % para os assalariados e 0,1 % para as empresas). Agora os aumentos passam a aplicar-se. Nos gastos relacionados com as idas ao dentista, a partir de 60 euros, a Segurança Social apenas comparticipa 88 % dos custos, contra 95 % em 2010.

Também em relação à reparação dos óculos, o Estado apenas reembolsa um máximo de 30 euros.

Doravante, os pacientes vão ser igualmente incitados a optar pelos medicamentos genéricos, fazendo com que os medicamentos em geral sejam reembolsados ao preço destes.

NC
Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário