quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dois portugueses entre os candidatos para as eleições autárquicas luxemburguesas

Faltam oito meses paras as eleições comunais (autárquicas luxemburguesas) de 9 de Outubro, mas os primeiros candidatos já se começaram a apresentar. E entre eles, há dois portugueses.

José da Silva e Maria José Gomes Ganeto são os dois candidatos portugueses que integram a lista do Partido Socialista Luxemburguês (LSAP) à comuna de Esch/Alzette, nas próximas eleições comunais (autárquicas).

São os primeiros portugueses que se dão a conhecer publicamente, mas muitos outros deverão ainda apresentar-se. Nas últimas eleições comunais de 2005, a comunidade portuguesa bateu um recorde: 63 candidatos de nacionalidade portuguesa, mais 20 do que nas eleições de 1999. E contabilizados os luso-descendentes o número subia mesmo até à centena. A lista do LSAP por Esch/Alzette é encabeçada pela actual burgomestre Lydia Mutsch, que se recandidata ao posto que ocupa desde Abril de 2000.

O comité da secção da cidade do Luxemburgo do Partido Socialista luxemburguês (LSAP) também já apresentou o seu cabeça-de-lista. Trata-se do deputado e presidente do grupo no conselho comunal da capital, Marc Angel.

No sul do país, os Liberais (DP) escolheram, sem surpresas, o deputado e burgomestre de Differdange, Claude Meisch, como cabeça de lista.

Os Verdes (Déi Gréng) aproveitaram a deixa para revelarem que naquela autarquia, Roberto Traversini vai disputar o posto que Claude Meisch ocupa desde 2002.

José Luís Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário