sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estados Unidos devem 78 mil milhões de dólares ao Luxemburgo

Grão-Ducado é segundo maior credor dos EUA na Europa

O Luxemburgo comprou mais dívida pública dos Estados Unidos que a Alemanha e a França, em títulos do tesouro norte-americanos, e é o segundo maior credor dos EUA na Europa. A culpa é dos serviços financeiros a operar no Grão-Ducado, que investem em dívida pública estrangeira.

Segundo dados do Governo norte-americano citados pelo Guardian, o Luxemburgo tem 78,5 mil milhões de dólares em títulos de tesouro americanos (cerca de 57,5 mil milhões de euros), contra 60,1 da Alemanha e 35,1 da França. Na Europa, só a Suíça tem mais títulos de dívida pública dos EUA, um montante que ronda os 101,3 mil milhões de dólares.

O défice federal norte-americano é um indicador da dependência dos Estados Unidos em relação a outros países. Sem surpresa, a China está no topo da lista de credores, com 906 mil milhões de dólares em títulos do tesouro americano. O que surpreende é que o Luxemburgo tenha comprado mais dívida pública norte-americana que os grandes países europeus.

O facto levou mesmo alguns leitores do Guardian a colocar comentários jocosos no site do diário britânico, surpreendidos por um país "com apenas 500 mil habitantes" ter adquirido tanta dívida pública dos EUA.

Contas feitas, se a riqueza fosse distribuída per capita , cada habitante do Luxemburgo seria credor de 157 mil dólares junto do Tesouro americano (cerca de 115 mil euros).

"Se os EUA não pagarem ao Luxemburgo, será que eles podem enviar a artilharia como na vida real?", ironiza um comentador no site do Guardian.

De acordo com dados do Tesouro americano, os maiores credores estrangeiros dos EUA são a China (906 mil milhões de dólares), o Japão (877 mil milhões), o Reino Unido (477 mil milhões), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (213 mil milhões) e o Brasil (177 mil milhões). O Luxemburgo figura em 13o na lista de titulares estrangeiros da dívida pública norte-americana, e é segundo na Europa, só ultrapassado pela Suíça.

Paula Telo Alves
Foto: Shutterstock

Sem comentários:

Enviar um comentário