quinta-feira, 16 de junho de 2011

Caritas luxemburguesa continua a providenciar apoio durável aos mais necessitados

A Caritas Accueil et Solidarité (acolhimento e solidariedade) apresentou na passada quinta-feira o seu relatório de actividades de 2010. Facto marcante: o número de jovens que vivem na rua está a aumentar. No ano passado, mais de um quarto dos pensionistas do lar Ulysse tinham menos de 30 anos de idade.

Em 2010, 1.600 pessoas recorreram a uma das oito estruturas da rede Caritas Accueil et Solidarité.

O objectivo da rede é ajudar os sem-abrigo a reintegrarem-se na sociedade. No Luxemburgo, cerca de 250 pessoas não têm direito ao rendimento mínimo garantido (RMG) ou à segurança social e vivem na rua. A maioria destas pessoas são jovens que enfrentam problemas sociais e estrangeiros.

O serviço Streetwork da Caritas oferece ajuda aos sem-abrigo na procura de um apartamento e fornece-lhes conselhos jurídicos e de saúde. Sem esquecer a ajuda em matéria de pedido de morada legal, ponto importante para essas pessoas, já que só assim elas se podem inscrever na segurança social ou na Adem. Em alguns casos, um comité da rede pode decidir fornecer-lhes uma morada fictícia.

A rede Caritas Accueil et Solidarité ocupa-se também da administração do lar Ulysse e do centro de dia Téistuff. Facto marcante que se salienta do relatório de actividades: o número de jovens de menos de 30 anos que frequentaram o lar Ulysse em 2010 passou para 29 %, contra 25 % em 2009. Quase um quarto dos pensionistas tinha menos de 25 anos.

O importante para a rede é que os sem-abrigo sejam ajudados a longo prazo, o que implica que tenham um tecto para viver. Para isso, a Caritas Accueil et Solidarité propõe diferentes estruturas de acolhimento sob a forma de alojamento enquadrado ou alojamento acompanhado.

F. Pinto
Foto: Guy Jallay

Sem comentários:

Enviar um comentário