segunda-feira, 25 de julho de 2011

Camané, Deolinda e Maria Amélia Proença distinguidos nos Prémios Amália 2011

Os fados interpretados em "Do Amor e dos Dias" valeram ao fadista Camané o prémio de melhor álbum do ano pela fundação Amália Rodrigues, cuja lista de galardoados da sexta edição foi revelada hoje em Lisboa.

"Do Amor e dos Dias" foi editado em setembro do ano passado e nele Camané dizia que cantava "crónicas do quotidiano do amor".

Camané já tinha sido distinguido antes pela fundação Amália Rodrigues, quando foi eleito o melhor intérprete masculino de fado em 2005, na primeira edição dos prémios.

Quem também volta a ser distinguido pela fundação é o fadista Ricardo Ribeiro, prestes a completar 30 anos.

Ricardo Ribeiro, que tem em Fernando Maurício uma das principais referências, é este ano considerado o melhor intérprete, seis anos depois de ter sido o artista revelação, na primeira edição dos Prémios Amália.

Este ano, a fundação atribuiu ainda o prémio de carreira à fadista Maria Amélia Proença, que está a cumprir 60 anos de vida ligada ao fado.

Os Deolinda recebem o prémio Amália "Música Popular" e José Manuel Osório, o de ensaio e divulgação do fado.

O prémio de melhor instrumentista é entregue a Paulo Parreira, 40 anos, filho do guitarrista António Parreira, que já acompanhou artistas como Aldina Duarte, Maria da Fé e António Zambujo.

Ana Marta, que integra o projeto Três Vozes no Fado ao lado de Anita Guerreiro e Francisco Sobral, foi eleita a artista revelação.

Tiago Torres da Silva, que escreveu letras para fados para Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, António Zambujo, Carminho, Raquel Tavares e Dulce Pontes, é agora recompensado com o prémio "Composição/Poesia".

Os prémios Amália Rodrigues foram criados para reconhecer os melhores intérpretes, instrumentistas, compositores e divulgadores do fado ao longo de um ano.

Os artistas distinguidos dos Prémios Amália 2011 foram anunciados hoje na Casa-Museu Amália Rodrigues, em Lisboa.

O júri que atribuiu os prémios é presidido pelo compositor Fernando Machado Soares, contando este ano com o musicólogo Rui Vieira Nery, Álvaro Salles Lopes, em representação da Fundação, o jornalista Nuno Lopes e o músico Jorge Fernando.

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se dia 22 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário