terça-feira, 19 de julho de 2011

Portugal/Face Oculta: Julgamento começa a 8 de Novembro

O juiz-presidente da comarca do Baixo-Vouga, Paulo Brandão, anunciou hoje que o julgamento do processo Face Oculta vai começar no dia 08 de novembro no Tribunal de Aveiro.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Brandão disse que o juiz Raul Cordeiro, que presidirá ao coletivo de juízes que vai julgar o caso, marcou a primeira sessão do julgamento para o dia 08 de novembro.

Até lá, a sala principal de audiências do Palácio da Justiça de Aveiro irá ainda sofrer obras de adaptação para receber os 34 arguidos singulares e duas empresas e respetivos advogados.

"As sessões vão decorrer todos os dias da semana, com excepção da segunda-feira", adiantou o magistrado, que espera que o julgamento não prejudique o andamento de outros processos que estão a correr no Tribunal de Aveiro.

O caso Face Oculta teve início numa operação desencadeada em outubro de 2009 pela PJ de Aveiro, na sequência de investigações a alegados crimes fiscais atribuídos ao empresário e arguido Manuel Godinho.

O sucateiro de Ovar foi o único arguido preso preventivamente neste processo, tendo a sua prisão expirado a 28 de fevereiro. É acusado de 60 crimes, designadamente de associação criminosa, corrupção, tráfico de influências, furto qualificado, burla qualificada, falsificação de documentos e perturbação de arrematações.

O ex-administrador do BCP e antigo ministro socialista Armando Vara irá a julgamento responder por três acusações de tráfico de influências, as mesmas que o gestor Lopes Barreira, empresário e fundador da Fundação para a Prevenção e Segurança Rodoviária, entretanto extinta.

José Penedos, ex-presidente da REN-Redes Energéticas Nacionais, é acusado de corrupção e participação económica em negócio, enquanto o seu filho Paulo Penedos, advogado e ex-assessor jurídico da PT, irá responder pelo crime de tráfico de influências.

Sem comentários:

Enviar um comentário