quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Kodak à beira da falência

A Kodak, que foi no século XX a maior empresa de fotografia do mundo e uma das mais inovadoras do sector, pode vir a declarar falência nas próximas semanas ou meses.

Segundo o Wall Street Journal de ontem à noite, a empresa criada por George Eastman nos anos 1880 está a tentar vender as suas patentes, de modo a lançar um plano de recuperação.Se não conseguir, vai mesmo fechar.


O valor de mercado da companhia chegou a um dos seus valores mais baixos ontem à noite, de tal modo que pode vir a deixar de ser cotada em bolsa. Ainda em 1997 a empresa valia cerca de 31 mil milhões de dólares na bolsa americana, e hoje está cotada em 300 milhões. Só no ano passado, a empresa desvalorizou 80 por cento.

Quando nos anos 30, um dos técnicos da Kodak apresentou aos seus directores uma imagem de fotografia que podia ser reproduzida num ecrã de televisão, a invenção não interessou os dirigentes. Essa "nega" ao que viria a ser chamado mais tarde "a fotografia digital", custou-lhes caro, porque décadas mais tarde, nos anos 80 e sem essa técnica, foi precisamente nesse segmento que perderam definitivamente terreno face aos principais concorrentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário