quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Merkel é arrogante", diz Rebelo de Sousa

O comentador televisivo Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje que a chanceler alemã tem “muitas vezes” uma postura de arrogância e achou uma “grande injustiça” as críticas que Angela Merkel fez à governação da Madeira.

Merkel apontou na terça-feira o arquipélago português como um mau exemplo da aplicação dos fundos estruturais europeus, sublinhando que, naquela região autónoma, as verbas "serviram para construir túneis e autoestradas muito bonitos, mas não para aumentar a competitividade".

Ao falar em Lisboa aos jornalistas depois de ter apresentado a revista “Terra de Lei”, da Associação de Juristas da Pampilhosa da Serra, Marcelo Rebelo de Sousa disse que a líder do governo alemão desconhece a realidade da Madeira e não sabe que a principal atividade na ilha é o turismo, pelo que as vias de comunicação “contribuem para a competitividade da Madeira”.

Já sobre as críticas do presidente do Parlamento Europeu, acerca da visita do primeiro-ministro português a Angola em novembro, o comentador e professor catedrático de Direito disse que Martin Schulz, também alemão, se “esqueceu das ligações de Portugal aos restantes países de língua portuguesa”, situação de que a Alemanha não beneficia.

Schulz criticou, num debate gravado em vídeo e na quarta-feira noticiado pelo jornal Público, a visita-relâmpago que o primeiro-ministro português fez em novembro a Angola, na qual admitiu ir à procura de capital angolano para as privatizações em curso.

“Não é feliz querer dizer aos portugueses que só podem ter relações com a Europa e não com países que falem a mesma língua”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que a Alemanha política ainda não descobriu uma maneira de lidar com os outros países da Europa”.

“Sabemos que ela é muito poderosa, que é economicamente liderante”, mas, como disse o ex-chanceler alemão Helmut Schmidt, “tem que ter a humildade dos grandes”, salientou o comentador.

Ainda sobre Merkel, disse que a líder do governo alemão “aparece muitas vezes com uma arrogância que afasta os outros, não aproxima”.

“É muito arrogante”, acusou, estendendo a crítica a Schulz e afirmando que “isso não é bom para os europeus”.

"Governo perdeu a batalha", ao recusar tolerância de ponto no Carnaval

O comentador político Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje que a recusa da tolerância de ponto no dia de Carnaval ”é uma batalha perdida pelo Governo” de coligação PSD/CDS.

A ideia “tinha alguma lógica de conteúdo”, mas “o tempo e a forma estragaram o conteúdo”, afirmou o antigo presidente do PSD, em Lisboa, depois de ter apresentado o primeiro número da revista Terra de Lei, da Associação de Juristas da Pampilhosa da Serra.

O Governo “perdeu a nível nacional, regional e local”.

“Está perdido”, rematou Marcelo Rebelo de Sousa.

Foto: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário