A Zona Euro não corre risco de deflação, apesar do recuo dos preços dos bens de consumo registados em Junho, afirmou segunda-feira o presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker.
Não há "nenhum risco de deflação", assegurou, em conferência de imprensa, após a reunião mensal dos ministros das Finanças da Zona Euro.
"A nossa análise, partilhada com o Banco Central Europeu, é a seguinte: apesar da queda do nível geral dos preços em Junho, é falso dizer que a Zona Euro está a caminho da deflação", explicou Juncker, ressalvando um movimento generalizado e prolongado de recuo dos preços, sinal de uma "grave depressão económica."
Os preços dos bens de consumo na Zona Euro caíram 0,1% no último ano, um fenómeno inédito na história que deverá manifestar-se nos próximos meses, de acordo com vários economistas.
Os analistas justificam esta previsão com a queda dos preços da energia desde o último Verão e também com a crise económica global.
Legenda da imagem: Países de azul escuro e azul claro = UE / Países de azul claro = Zona Euro (em que circula a moeda comunitária) Fonte: Governo português
Sem comentários:
Enviar um comentário