segunda-feira, 22 de março de 2010

Governo luxemburguês incentiva introdução de redes de alta velocidade para dinamizar economia

O Governo luxemburguês quer desenvolver as redes Internet de nova geração. Actualmente, a maioria dos internautas luxemburgueses navegam na Internet através de uma rede ADSL de seis megabits e os responsáveis governamentais pretendem que até 2020 se instale uma rede de fibra óptica com uma velocidade de ligação da ordem de um gigabit.

Trata-se de uma rede de fluxos ultra rápidos que poderão proporcionar ao Luxemburgo uma boa vantagem competitiva para atrair novas empresas. Em 15 anos, as aplicações digitais revolucionaram o nosso quotidiano. Música descarregada da Internet, vídeo a pedido, partilha de informação nas redes sociais – há para todos os gostos e todas as idades. Mas, o desenvolvimento desta tecnologia está ligado a novas exigências, nomeadamente uma velocidade de navegação superior.

O Governo luxemburguês decidiu, por isso, elaborar uma estratégia para desenvolver as redes Internet de nova geração. Por exemplo, uma música em mp3 que hoje pode ser descarregada em sete segundos demorará apenas seis centésimos de segundo dentro de alguns anos. Ou o descarregamento de 100 fotos digitais demorará apenas dois segundos em vez dos actuais cinco minutos. Tudo isto graças ao desenvolvimento das redes de fibra óptica.

Um empurrÃo
ao sector econÓmico
"Num primeira fase queremos assegurar uma ligação de 100 Mbits para toda a população até 2015", explica François Biltgen, ministro das Comunicações. "Em paralelo, desenvolveremos as fibras ópticas para dispormos de ligações de 1 Gbit em 2020. Com duas etapas intermediárias, uma cobertura Internet ultra rápida para um quarto da população em 2013 e para os restantes residentes em 2015".

Para além das casas particulares, estes progressos técnicos prometem dar um empurrão ao sector económico. "Será um argumento suplementar em termos de competitividade, nomeadamente para as zonas económicas com acesso a débitos muito elevados. Atrairemos novas empresas mostrando-lhes que ao instalarem-se aqui disporão já de todas as infra-estruturas tecnológicas", considera Jeannot Krecké, ministro da Economia.

P&T investem
130 milhões
Porém, antes disso vai ser preciso avançar com as obras no terreno, aproveitando eventualmente as infra-estruturas já existentes. O departamento "Ponts et Chaussés" e as comunas serão chamados a trabalhar em conjunto para assinalar as estradas e ruas que estão neste momento em obras, uma vez que se poderá aproveitar a ocasião para instalar as novas tubagens necessárias à instalação de cabos de grande débito.

O Estado vai financiar a operação de forma a incentivar os operadores a introduzir as fibras ópticas nas suas redes. "Queremos fazer um forcing, mas o Estado não poderá fazer tudo sozinho. Os operadores têm que ser sensibilizados", salienta Jeannot Krecké.

A P&T, empresa com participação do Estado, é uma das mais importantes neste sector e deve, por isso, dar o exemplo. "É um actor no qual temos influência. É tempo de os Correios activarem os seus 30% de fibras ópticas existentes, contribuindo para o projecto com um investimento de 130 milhões de euros", revela o ministro.

O instituto luxemburguês de regulação, ILR, encarregar-se-á de garantir que o acesso às redes seja aberto e transparente, lembrando o ministro que estas redes não serão liberalizadas mas sujeitas a regulamentação. F. Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário