quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Grão-Duques do Luxemburgo visitaram hoje o Castelo de S. Jorge e Cascais

O segundo dia da visita começou hoje com um seminário económico e financeiro esta manhã no Hotel Ritz, em Lisboa. Foi a ocasião de abordar as oportunidades de negócio entre o Luxemburgo e Portugal. Além do grão-duque Henri e dos ministros da Economia dos dois países, participaram ainda neste encontro Pierre Gramegna, director da Câmara do Comércio luxemburguesa, Fernand Grulms, director-geral da "Luxembourg for Finance", Francisco Silva, da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa (CCILL), além de empresários portugueses e luxemburgueses (ver artigo "Operação de charme").

Depois, o grão-duque Henri, acompanhado da esposa, visitaram o Castelo de São Jorge.

Maria Teresa quer apoiar crianças seropositivas portuguesas

Maria Teresa seguiu logo de seguida, sem o seu esposo, para um encontro com crianças, ao lado da Primeira Dama portuguesa, na Casa Sol, uma instituição de apoio às crianças infectadas pelo vírus da Sida e suas famílias, onde disse que a instituição contaria a partir de agora com o apoio da Casa Grã-Ducal luxemburguesa (ver foto).


O grão-duque almoça com o primeiro-ministro José Sócrates na residência oficial do chefe de Governo, em São Bento.

O obrigado a Cascais

O casal grão-ducal chegou a Cascais a meio da tarde, cidade à qual ofereceram um busto da grã-duquesa Charlotte (avó de Henri). Esta cerimónia foi um dos pontos altos da visita de Estado, já que se revestiu de um profundo significado para a Corte e para o Estado luxemburgueses pois foi nessa cidade que a então soberana do Luxemburgo se refugiou durante vários meses no ano de 1940, forçada ao exílio depois de o Grão-Ducado ter sido ocupado pelas tropas nazis.

Ainda em Cascais foi lançado o livro "História do Luxemburgo" do historiador luxemburguês Gilbert Trausch e que constitui a primeira obra a ser traduzida para a língua portuguesa sobre a história do Grão-Ducado.

O jantar dos chefes de Estado dos dois países com as delegações respectivas decorre esta noite no Mosteiro dos Jerónimos.

Neste jantar participam ainda diversos convidados de honra de Portugal e do Luxemburgo em que se incluem, por exemplo, o padre Belmiro Narino, editorialista do CONTACTO e chefe da Missão Católica Portuguesa no Luxemburgo, e Rui Dias Costa, adido social e cultural de Portugal no Luxemburgo entre 1989 e 2001 e director do Instituto Camões no Luxemburgo, entre Janeiro de 1998 e Fevereiro de 2001, entre outros.

O enquadramento musical será assegurado pelo quarteto de jazz luso-luxemburguês de Sofia Ribeiro e Marc Demuth.

Fotos: Guy Jallay

Sem comentários:

Enviar um comentário