sexta-feira, 22 de julho de 2011

Filme luxemburguês conta história que se desenrola entre Luxemburgo e Portugal

As filmagens de "Les Fameux Gars", o mais recente filme de Adolf El Assal (na foto supra, de camisola verde), um jovem realizador luxemburguês de origem egípcia, contam uma história que se passa entre o Luxemburgo e Portugal.

"Les Fameux Gars" conta a história de Steve, um aluno de uma turma luxemburguesa, que descobre que a sua escola ganhou uma viagem a Alcabideche, em Portugal. Steve fica eufórico já que é uma oportunidade para visitar o seu país natal. Uma vez lá chegado, decide passar lá as suas férias.

Nilton Martins é um dos actores envolvidos no projecto. Não é a primeira vez que o actor luxemburguês de origem portuguesa trabalha com El Assal. A sua colaboração cinematográfica começou com "La Fameuse Route", realizado em 2009, filme que esteve presente em vários festivais de cinema do mundo. Mais antiga que a sua colaboração artística, é a amizade que une o actor e o realizador. "Somos colegas de escola, amigos desde sempre", resume Nilton Martins que, em "Les Fameux Gars", tem um papel secundário.

As filmagens de "Les Fameux Gars" terminam na próxima semana. Adolf El Assal tem grandes ambições para a longa-metragem, que está ser inteiramente rodada no Grão-Ducado, e pretende levá-la a concurso ao "Lëtzebuerger Filmpräis" (Prémio do Filme Luxemburguês), em 2012, bem como apresentá-la no festival de cinema "Discovery Zone". O CONTACTO esteve em Esch-sur-Alzette na segunda-feira, à conversa com o realizador e com os actores do filme.

O filme, financiado por particulares e pelo próprio El Assal, tem enfrentado uma série de peripécias. "Até agora não houve nada que fosse difícil, desde arranjar quem faça sanduíches, até locais de filmagem", diz, bem-humorado, o músico e actor Steven splif d’Herbes. "Ainda procuramos uma mercearia ou um supermercado onde filmarmos uma cena do filme", acrescenta Adolf El Assal. "Não tem sido fácil encontrar um plateau para realizar essa cena", confia o cineasta.

O filme já foi rodado praticamente nos quatros cantos do país. "Já filmámos em Dommeldange, Differdange, Esch", enumera Adolf El Assal, que é interrompido por um dos actores. "Kayl, estivemos em Kayl", acrescenta Steven splif d’Herbe, bem como em Lausavage e Leudelange.

O elenco do filme é composto por Caty Baccega, Jean-François Wolff, Gilles Soeder, Dieudonné Kabongo e pelos rappers luxemburgueses Godié, Nytt, Taipan, Cico e Last’Ar. A longa-metragem conta com as participações especiais de David Mesquita (ex-actor da série de televisão "Morangos com Açúcar"), de Marylène Bergmann, conhecida apresentadora luxemburguesa, que já passou pela RTL-9 e RTL-TVI, e de Andy Bausch, realizador luxemburguês.

"Les Fameux Gars" deverá estar pronto em Fevereiro do próximo ano. Quanto à sua distribuição, Adolf El Assal não dá certezas: "Não sei ainda em que países poderá ser distribuído".

As filmagens, que decorreram em Esch-sur-Alzette no início desta semana, continuam amanhã no CarréRotondes, em Hollerich, na capital.

A produção do filme continua à procura de figurantes para a cena que vai ser filmada naquele espaço cultural da cidade do Luxemburgo. Adolf El Assal procura jovens portugueses. Os interessados devem contactar o realizador por telefone (621 397 947) ou por email ( shoot@isprod.lu ).

Irina Ferreir/Rdc
Fotos: Alex Ridicchi

Sem comentários:

Enviar um comentário