quarta-feira, 6 de junho de 2012

Luxemburgo: 10 de Junho promete unir a comunidade portuguesa

Os dirigentes associativos José Trindade (à esqa), do CASA, e Coimbra de Matos, da CCPL, uniram-se para as comemorações do 10 de Junho                                                                                                                    Foto: Anouk Antony
As festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades contam este ano com a organização de diversas plataformas associativas. O Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) e a Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL) são os principais promotores, e este ano juntaram-se para mostrar a força da comunidade portuguesa.

"Em 2001 fizemos juntos uma festa nacional, na Kulturfabrik, em Esch. Pensamos que uma festa nacional não deve ser exclusiva de uma organização, mas de toda a comunidade. Nesse sentido, desde o primeiro congresso, o nosso objectivo tem sido o de unificar a comunidade e tentar que a sua imagem saia reforçada, não com individualismos, mas com unidade", disse o presidente da CCPL, José Coimbra de Matos, após a conferência de imprensa conjunta na segunda-feira.

Do lado do CASA, a palavra-chave também é "união". "Estamos todos de parabéns por esta união e por esta sinceridade. Não estamos isolados, mas abertos", disse o dirigente do CASA, José Trindade, para quem a abertura se estende também às restantes comunidades que falam a língua portuguesa.
"Se participamos nas festas dos cabo-verdianos, dos brasileiros e angolanos, esperamos que eles também venham participar nas nossas festas. Temos de estar mais abertos e solidários entre comunidades que falam a língua portuguesa, para encontrarmos soluções para a nossa sociedade. Vamos festejar o Dia de Portugal defendendo o nosso país e a nossa língua, mas não excluímos ninguém", frisou Trindade.

"Que seja um momento de partilha e que se demonstre que somos muito mais do que simples trabalhadores. Temos uma cultura, uma língua e uma história de que nos orgulhamos. Vai ser um momento de unidade e de portugalidade, extensivo a todos os lusófonos do Luxemburgo", conclui Coimbra de Matos.

As festividades começam amanhã (quinta-feira) com a inauguração da exposição "De Terra e de Fogo - a arte do azulejo revisitada", de Teresa Ribeiro e Margarida Girão, na Mediateca da CGD, em Merl, às 18h30. No sábado, o CASA vai levar a festa popular à capital, entre as 17h e a 1h. Ali, um ecrã gigante vai transmitir o jogo entre Portugal e a Alemanha para o Euro 2012. Nesse dia, a place d'Armes vai ainda receber os grupos Love Dance, My Crew e Tri-Concertinas, enquanto na place Guillaume actuam os Nova Era, Os Borguinhas, As Tricanas, Estrelas do Minho, Cavaquinhos Raízes do Minho e, vindos de Portugal, Paula Soares, Filipe Sousa e Mike da Gaita. No mesmo dia, às 19h, tem lugar a abertura oficial das festividades.

No dia 10 de Junho (domingo), a animação organizada pelo CASA vai continuar das 10h às 21h, no mesmo local. No dia 11, pelas 12h, a embaixadora de Portugal no Luxemburgo, Maria Rita Ferro, vai colocar uma coroa de flores junto ao busto de Luís de Camões, situado no cruzamento da rue de Bonnevoie com a rue du Puits, na cidade do Luxemburgo. No dia 14 decorre a apresentação do livro bilingue (português/francês) de prosa poética "Como um rio/Comme un fleuve", de São Gonçalves, pelas 18h30, na Mediateca da CGD/CCPL.

As comemorações contam com o alto patrocínio da Embaixada de Portugal e do Instituto Camões. Da organização fazem ainda parte a Coordenação do Ensino de Português, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa e a Confraria dos Financeiros Lusófonos no Luxemburgo.
Texto: Henrique de Burgo

Sem comentários:

Enviar um comentário