segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ministros do Trabalho do Luxemburgo e de Portugal reúnem-se quinta-feira para discutir desemprego dos portugueses no Grão-Ducado

O ministro luxemburguês do Trabalho, Nicolas Schmit, reúne-se na quinta-feira, com a sua homóloga portuguesa, Helena André.

Na reunião os dois ministros vão sobretudo discutir o desemprego crescente entre a comunidade portuguesa do Luxemburgo – estão neste momento cerca de 3.700 portugueses no desemprego, o que corresponde a 30 % do total da população sem emprego no Luxemburgo.

A ministra anunciou esta reunião durante o encontro que teve segunda-feira, em Lisboa, com uma delegação do sindicato luxemburguês OGB-L, representado pelos sindicalistas Carlos Pereira e Eduardo Dias, a que se juntou uma delegação da central sindical portuguesa CGTP, chefiada pelo seu secretário-geral, Carvalho da Silva.

No encontro de segunda-feira o desemprego dos portugueses no Luxemburgo foi precisamente um dos assuntos abordados, além de questões relativas às reformas dos emigrantes, à segurança social e ao ensino do português no estrangeiro.

O encontro havia sido solicitado pela OGB-L e pela CGTP para apresentar as conclusões da reunião dos sindicalistas lusófonos que decorreu em Remich, em 21 e 22 de Novembro último. Já a 6 de Janeiro, uma delegação daqueles dois sindicatos havia sido recebida pelo secretário de Estado das Comunidades com o mesmo fim.

Texto: JLC/Foto: Arq. LW
-------------------------------
Sobre este assunto, ler também os artigos publicados no CONTACTO a o2/07/2009 e a 12/07/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário