terça-feira, 31 de janeiro de 2012

5 de Fevereiro: Feira da Saúde e Bem-Estar

O ginásio "Enjoy Your Life" e o Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) organizam a segunda edição da "Feira da Saúde e do Bem-Estar: dos 0 aos 100 anos", no domingo, 5 de Fevereiro.

Entre as 15 e as 19h, o Centro Tramschapp (47, rue Ermesinde), em Limpertsberg, na cidade do Luxemburgo, vai acolher diversas actividades lúdicas e desportivas para os visitantes de todas as idades, que vão poder testar a sua saúde e condição física. Algumas associações, entidades e profissionais qualificados do ramo da saúde e do bem-estar vão estar presentes com stands de informação sobre as actividades e/ou serviços que propõem.

Os interessados podem obter informações mais detalhadas sobre esta feira contactando Catarina Andrade, através do tel. 621 300 155 (ou através do site www.enjoyourlife.net ).

OGB-L organiza jantar por Cabo Verde

A ONG de solidariedade sindical da OGB-L organiza um jantar solidário por Cabo Verde, no dia 18 de Fevereiro. O jantar vai ter lugar no Centro Cultural de Bonnevoie (2, rue des Ardennes), na capital, pelas 19h30.

Além da refeição, o programa vai ter música tradicional de Cabo Verde, animação com DJ's e vários stands. Do menu não vai faltar a tradicional catchupa , filetes de cavala no forno e outras iguarias podem também ser degustados no jantar, com o preço de 25 euros.

Os interessados podem inscrever-se através dos emails: (anabela.neves@ogbl.lu), (badineves@gmail.com), ou ainda pelos telefones: 691 684 809, 691 106 247, até 10 de Fevereiro.

Os fundos angariados durante o jantar vão ser canalizados na instalação de infra-estruturas de informação sobre segurança social e direito do trabalho, nos lugares mais isolados das ilhas de Cabo Verde. A ONG de solidariedade sindical da OGB-L é apoiada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pela Cidade de Luxemburgo.

47° SATA Rali Açores arranca a 23 de Fevereiro

Foto: AP
O 47° SATA Rali Açores, que abre este ano o calendário Intercontinental Rally Challenge, vai percorrer as estradas de São Miguel entre 23 e 25 de Fevereiro, num total de 199 km.

A edição apresentada em Ponta Delgada tem sete classificativas que serão percorridas por duas vezes cada, com a novidade denominada S. Brás/Vila Franca do Campo, enquanto as especiais Coroa da Mata e Tronqueira serão mais longas, e os percursos Feteira e Graminhais, mais curtos. O Rali Açores apresenta como novidade a realização de uma prova especial citadina, logo depois da cerimónia de apresentação das equipas, a 22 de Fevereiro. Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia, salientou que este rali "responde ao desafio de dar mais visibilidade ao destino turístico Açores", o que justifica o apoio de 850 mil euros que é dado pelo executivo açoriano.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aulas de inglês para jovens em Dudelange: Inscrições a 2 e 3 de Fevereiro

O projecto "Ensemble" propõe aulas de inglês para jovens em Dudelange. Os cursos estão abertos aos jovens, dos 14 aos 19 anos, e têm início a 17 de Fevereiro. As aulas vão decorrer às sextas-feiras, das 17 às 19h.

A inscrição custa 15 euros e pode ser feita junto do escritório do projecto "Ensemble", no subsolo da Escola Deich, na rue du Stade Jos Nosbaum, em Dudelange, nos dias 2 e 3 de Fevereiro, entre as 16h e às 18h30. Para mais informações, tel. 621 285 149 (ou pelo e-mail ensemble@inter-actions.lu ).

Os lugares são limitados a 15 alunos e os jovens dos bairros Quartier Latino e Schmelz serão aceites em prioridade.

Estes cursos acontecem no âmbito da iniciativa "Idea Lux Young Social Incubator".

Luxemburgo: Nasceu a Associação dos Centros de Negócios

Foto: Michel Brumat
A Associação Luxemburguesa de Centros de Negócios (ALCA) acaba de ser criada. O seu papel vai ser fornecer um serviço completo aos seus clientes. Arrendar um escritório durante uma semana, um mês ou um ano vai ser agora possível com a ALCA. "Serviços como a recepção telefónica, fotocopiadoras, acesso à Internet, bem como a prestação de um endereço fazem parte da nossa actividade", diz a presidente da ALCA, Sabrina Charles (na foto, ao centro). A associação pretende ser uma plataforma de intercâmbio, uma espécie de "Best Practice", onde agrupa os grandes actores desta actividade, como a Office City, Seed Box, Ateac, ou ainda a Regus. Tem também como objectivo armazenar informações e estatísticas, bem como tornar-se num órgão reconhecido e de lobby nos corredores do poder.

Médico de família afinal só chega em Março

A possibilidade de escolher um médico de família, que chegou a estar prevista para Janeiro, só vai ser posta em prática a partir de Março. O anúncio foi feito ontem durante a reunião da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

O atraso prende-se com as dificuldades em definir as novas tarifas dos serviços prestados pelo médico de família, designado "médico de referência" ("médecin référent"). As tarifas ainda estão a ser discutidas entre os especialistas médicos e a Segurança Social.

A escolha do médico de família, que vai ter acesso a todos os diagnósticos do doente feitos por outros profissionais de saúde, não é obrigatória.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Escola de Chã da Cruz já tem luz

A electricidade já chegou à escola primária Chã da Cruz
Cabo Verde

A escola básica de Chã da Cruz, em Cabo Verde, já tem electricidade.

O projecto nasceu no Luxemburgo e contou com o financiamento da associação "Cap Vert Espoir et Dévelopment" (CVED).

Os três professores e 50 alunos da escola podem agora usufruir de energia eléctrica para a iluminação das salas de aulas e para o funcionamento diário do estabelecimento.

A Escola Básica de Chã da Cruz, encontra-se isolada a 47 km de Porto Novo, nas montanhas da ilha de S. Antão, e não dispunha de rede eléctrica pública.

O projecto da CVED consistia em equipar a escola com uma estação fotovoltaica. Em Novembro do ano passado, uma delegação da CVED esteve no terreno para colocar em marcha o projecto. A escola recebeu oito painéis solares com capacidade para produzir 3500kw de energia limpa. Os painéis foram instalados por um membro local da associação e agora novas oportunidades estão à disposição da escola.

A utilização de meios audiovisuais e tecnológicos na gestão pedagógica ou a utilização de um frigorífico para conservar os géneros alimentícios servidos aos alunos diariamente já fazem diferença na comunidade educativa local.

Esta aposta nas energias renováveis foi totalmente financiada pela CVED, com um custo total de 8.900 euros, incluindo um frigorífico e um computador.

O edifício circundante, um Posto Sanitário, vai poder também utilizar a energia produzida na escola.

Desemprego não pára de aumentar no Luxemburgo

O desemprego no Luxemburgo atinge os 6,6 %. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Economia e Comércio Exterior, Jeannot Krecké. O Comité de Economia esteve ontem reunido para analisar a situação económica do mercado de trabalho em Dezembro de 2011. O número de pessoas desempregadas, residentes no Luxemburgo, era de 16.337, ou seja, uma taxa de desemprego de 6,6 %. No final de Dezembro de 2011, 7.610 candidatos a emprego receberam o subsídio de desemprego completo, um aumento de 1,2 % em relação ao mesmo período do ano passado. O número de ofertas na ADEM era de 2.155: uma quebra de 4,9 % comparando com Dezembro de 2010. O Comité Económico aceitou ainda o pedido de 34 empresas que pretendem beneficiar das disposições relativas ao desemprego parcial. Há 2.971 funcionários a trabalhar com horário reduzido.

Vírus de Schemallenberg pode chegar ao Luxemburgo

Foto: AP
O vírus de Schemallenberg, que causa abortos e malformações congénitas nos ovinos, foi detectado na região da Moselle e de Meurthe-et-Moselle, de acordo com a agência francesa de segurança sanitária. O vírus pode chegar ao Luxemburgo, alerta o director da Administração dos Serviços Veterinários.

No Luxemburgo já foram feitas análises a alguns rebanhos, com resultados negativos, disse ao wort.lu o director da Administração dos Serviços Veterinários. Félix Wildschutz crê, no entanto, que a população ovina do Luxemburgo possa vir a ser afectada: "O vírus activou-se no Outono e agora migra para sul", explica aquele responsável.

O vírus foi também detectado em 52 explorações agrícolas belgas na província de Valónia, diz ainda a agência francesa de segurança sanitária.

O vírus, para o qual não há tratamento nem vacina, é transportado por insectos e não é transmissível ao homem nem a outros animais.

O vírus foi baptizado com o nome da cidade alemã onde foi pela primeira vez identificado, em Agosto do ano passado.

Portugal: Expedição científica confirma que pode haver jazidas de gás e petróleo na costa algarvia

Foto: IODS
A expedição científica 339 IODS (Programa Integrado de Perfuração do Oceano) ao largo do Algarve revela que há prováveis depósitos de hidrocarbonetos.

A expedição internacional mostrou que na costa sul e ocidental do Algarve encontram-se a grande profundidade areias favoráveis à criação de depósitos de hidrocarbonetos, como petróleo e gás. A espessura porosa e permeável, a calibragem, a extensão e propriedades dessas areias em águas ultraprofundas, a 990 metros, torna-as ideais para permitir a captura de hidrocarbonetos, segundo os cientistas da expedição.

A expedição juntou uma equipa de 35 cientistas, de 14 países, e durou dois meses (de 16 de Novembro a 17 de Janeiro), a bordo do navio norte-americano "Joides Resolution", o segundo maior navio científico do mundo. A bordo havia três cientistas de Portugal: a paleontóloga Antje Voelker, do Departamento de Geologia Marinha do Laboratório Nacional de Energia e Geologia; Hélder Pereira, do Grupo de Biologia e Geologia da Escola Secundária de Loulé; e Cristina Freixo Roque, do Instituto Geológico e Mineiro.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Sporting à espera da primeira vitória do ano

Foto: AFP
Os leões recebem o Beira-Mar em Alvalade no domingo e sabem que apenas a vitória pode inverter a espiral negativa de resultados em que a equipa de Domingos Paciência está mergulhada desde o início deste ano.

A 17a jornada abre hoje (20h15) com o Vitória de Guimarães - Nacional da Madeira. Um jogo no qual os minhotos são favoritos frente aos madeirenses que têm feito uma prova algo irregular.

Amanhã, o Rio Ave recebe a Académica e o Benfica desloca-se ao reduto do Feirense, onde os encarnados vão tentar manter a liderança no campeonato.

No domingo, o União de Leiria - Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal - Olhanense são jogos de capital importância, sobretudo para os anfitriões carenciados de pontos, assim como o Sporting - Beira-mar, com os leões à procura do primeiro triunfo em 2012.

À noite, o FC Porto desloca-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente orientado por Paulo Alves. Os dragões não devem ainda contar com Hulk (lesionado) nem com o médio Fernando, que se encontra a a cumprir castigo.

A ronda completa-se segunda-feira com o Marítimo - Sporting de Braga. Um jogo bastante interessante de seguir entre duas equipas que querem assegurar um lugar nas competições europeias.

Snow Patrol e Motörhead no Rock-a-Field

Os Snow Patrol são um dos destaques do Rock-a-Field 2012
Os primeiros nomes para o Festival Rock-a-Field 2012 já são conhecidos. Snow Patrol, Motörhead, Mastodon, Jessie J, The Kooks, Modestep ou os luxemburgueses Angel at My Table são alguns do nomes que vão subir ao palco em Roeser, a 23 e 24 de Junho.

Nas próximas semanas a organização promete anunciar a lista das bandas locais mais importantes. Este ano, e pela primeira vez, o Rock-a-Field vai decorrer em dois dias. Vão ser 24 horas de puro rock, pop, electro e dubstep. Outra das novidades são as facilidades que a organização oferece para os espectadores poderem acampar junto do local do concerto. O bilhete combinado para os dois dias custa 86 euros e quem quiser dormir no parque de campismo tem de pagar 10 euros.

Mais informações em: www.rockafield.lu

Lojas vão fechar às 19h aos sábados

Foto: Gerry Huberty
Como os sindicatos e a Confederação Luxemburguesa do Comércio (CLC) não chegaram a acordo, a ministra das Classes Médias vai propor ao Governo que a partir de 1 de Julho as lojas passem a fechar às 19h aos sábados e em vésperas de feriados.

Françoise Hetto-Gaasch tomou uma decisão a meio caminho das exigências das duas partes, o que deixa sindicalistas e CLC descontentes. Os comerciantes queriam que fosse até às 20h, mas os sindicatos exigiam que essas horas fossem pagas aos trabalhadores, o que a CLC recusou.

Os sindicatos lamentam que esta hora extraordinária não seja paga aos trabalhadores, e os comerciantes estimam que esta medida vai afugentar os clientes do Luxemburgo para o outro lado da fronteira, onde as lojas fecham mais tarde.

Luxemburguês de bolso já à venda

Assimil
O primeiro guia de conversação em luxemburguês já está já à venda na internet. "Luxembourgeois de poche" ("Luxemburguês de Bolso"), da Assimil, é um manual de conversação para iniciados em língua luxemburguesa. 
O guia pretende ajudar os estudantes a usarem a língua em situações do quotidiano.

O livro é da autoria de Jackie Weber-Messerich, Peter Gilles e Franck Colotte, custa 8,90 euros e está à venda no site da Assimil ( www.assimil.com ).
   

Bruxelas diz que isenção de IVA no Luxemburgo é ilegal

Foto: Marc Wilwert
A Comissão Europeia exige que o Luxemburgo altere a legislação do IVA. Em causa está a isenção do pagamento de taxas aplicável aos agrupamentos autónomos de pessoas, uma figura jurídica comum no sector financeiro e dos seguros.

A Comissão Europeia enviou ontem um pedido formal ao Luxemburgo exigindo que este altere as regras do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA). Em causa está a isenção do pagamento de IVA aplicável aos agrupamentos autónomos de pessoas, uma figura jurídica que se tornou comum no sector financeiro e dos seguros. Grupos de interesse económico, fundações ou associações podem vir a ser afectadas pela ordem de Bruxelas.

O executivo comunitário considera que a lei luxemburguesa, que isenta do pagamento do IVA os serviços prestados pelos agrupamentos autónomos, até um montante de 45 % do volume de negócios anual, é incompatível com o direito comunitário.

Ontem, a Comissão enviou ao Luxemburgo um parecer fundamentado, o último passo no processo de infracção antes do recurso ao tribunal. O Grão-Ducado tem agora dois meses para alterar as regras que infringem as leis comunitárias sobre o pagamento do IVA. Caso contrário, o caso vai mesmo ser julgado no Tribunal Europeu das Comunidades.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

André Mattoso é novo embaixador do Brasil no Luxemburgo

O novo embaixador do Brasil para o Luxemburgo apresentou as suas credenciais na quinta-feira ao Grão-Duque



O novo embaixador do Brasil para o Luxemburgo, André Mattoso Maia Amado, entregou as suas cartas credenciais na última quinta-feira, 19 de Janeiro, ao Grão-Duque Henri.

No entanto, ainda que tenha havido a tradicional cerimónia de apresentação, o Grão-Ducado do Luxemburgo ainda não terá uma sede exclusiva de Embaixada do Brasil. De acordo com a sua assessoria, André Mattoso continuará a residir e despachar a partir da sede da Embaixada do Brasil na Bélgica, país onde ele também exerce o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Federativa do Brasil.

O embaixador André Mattoso Maia Amado é natural do Rio de Janeiro e tem uma extensa carreira diplomática, tendo exercido cargos de representante do Brasil em diversos países desde os anos 70. Assumiu pela primeira vez o título de embaixador em 2001, no Peru, e em seguida tornou-se o embaixador do Brasil no Japão, em 2005. Além disso, em 2008 foi Subsecretário-Geral de Energia e Alta Tecnologia. Actualmente acumula os cargos de embaixador do Brasil em Bruxelas, para a Bélgica e para o Luxemburgo.
 

Festival Automóvel arranca amanhã

Começa amanhã a 48a edição do Festival Automóvel. Organizado pela Fegarlux (Federação dos Garagistas do Luxemburgo) e pela ADAL (Associação dos Distribuidores de Automóveis do Luxemburgo), o certame decorre até 6 de Fevereiro e é responsável por cerca de 30 % das vendas anuais de veículos no Grão-Ducado.

Durante cerca de 15 dias, mais de 200 concessionários abrem as suas portas, incluindo aos fins-de-semana.

O evento é um dos maiores do país, embora longe dos grandes salões mundiais de Paris, Genebra ou Tóquio, suscitando expectativa junto dos potenciais compradores, ávidos de novidades.

Greve dos comboios afecta fronteiriços

A greve geral convocada para segunda-feira na Bélgica vai afectar os trabalhadores fronteiriços que viajam para o Luxemburgo. 
Os comboios entre os dois países não vão circular entre as 22h de domingo e as 22h de segunda-feira, alertam os Caminhos de Ferro Luxemburgueses (CFL). 
Para quem viaja para Bruxelas, o comboio pára em Kleinbettingen, na fronteira luxemburguesa. Para os passageiros com destino a Liège, a última paragem é em Troisvierges, e em Rodange para quem viaja para Athus.

Amanhã: Final da Miss Facebook 2011 no City Concorde

A grande final da Miss Facebook vai ser este sábado
O Shopping Center "City Concorde" de Bertrange acolhe este sábado, dia 28, a final da Miss Facebook Luxemburgo 2011. O concurso, que serve para eleger a mais bela internauta luxemburguesa daquela rede social, vai decorrer entre as 14h e as 19h.

Em 2011, a cada mês foi eleita uma Miss e uma dama de honor. Este sábado, até se chegar à vencedora da noite, vai haver lugar a vários desafios, sessões fotográficas e fases de eliminação. Após o evento no City Concorde, a festa vai deslocar-se para o Rives de Clausen. O concurso é organizado pela asbl Miss Facebook Luxemburgo, em colaboração com a City Concorde e a loja Bram.

Mais informações disponíveis no Facebook da City Concorde, Bram ou da Miss Facebook Luxemburgo.

Parlamento aprova fim da indexação automática dos salários

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o fim da indexação automática dos salários nos próximos dois anos, com 53 votos a favor. Só seis deputados votaram contra a lei que suprime a indexação automática de 2012 a 2014. Ao abrigo do diploma aprovado ontem pelo Parlamento luxemburguês, nos próximos dois anos os salários só vão ser aumentados uma vez por ano, em vez de duas vezes.

Em 2013, os trabalhadores só vão beneficiar de uma actualização salarial no mês de Outubro.

A decisão de acabar com a indexação duas vezes por ano surgiu após o fracasso das negociações da Tripartida, que reúne o Governo, sindicatos e as associações patronais.

Rio de Janeiro: Número de mortos confirmados sobe para sete (actualização)

Foto: AFP
O número de vítimas mortais do desabamento de três edifícios na quarta-feira à noite no centro do Rio de Janeiro subiu para sete, de acordo com o jornal O Globo.O diário brasileiro adianta ainda que "segundo a Polícia Civil, quatro vítimas foram identificadas". Sobre a sétima vítima ainda não há, por agora, mais informações.

O corpo de uma sexta vítima, de uma mulher, foi resgatado durante a madrugada durante as operações de busca que, segundo o secretário estadual da Defesa Civil, Sérgio Simões, vão prosseguir por mais 48 horas.

Em declarações citadas pelo jornal O Globo, o coronel realçou que se trata de uma corrida contra o tempo e que se impõe um prazo de dois dias para o encerramento das buscas - numa altura em que há duas dezenas de desaparecidos -, acrescentando que o trabalho de remoção dos escombros passará depois a ser da competência da prefeitura.

O edifício Liberdade, de 20 andares, e o Colombo, de dez, desabaram na noite de quarta-feira, lançando escombros sobre as infraestruturas vizinhas, acabando por causar a derrocada de um terceiro prédio, de quatro andares.

Os prédios que ruíram, essencialmente de escritórios, localizavam-se perto do teatro municipal, na praça Cinelândia, num bairro histórico do Rio de Janeiro, muito frequentado durante o dia. As causas do acidente continuam por apurar.

Texto: CONTACTO/LUSA

Juncker defende que os Estados credores devem renunciar a parte da dívida grega



Os Estados credores da Grécia devem "renunciar a parte da dívida grega", defendeu o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, numa entrevista ao diário austríaco "Standard".

À medida que avançam as negociações com os bancos privados e seguradoras sobre o perdão de 50 por cento da dívida helénica para evitar o incumprimento, os países devem questionar-se "se a ajuda pública pode ser necessária", advogou Jean-Claude Juncker ao mesmo jornal.

O também primeiro-ministro do Luxemburgo disse que o objetivo de reduzir o défice da Grécia para 120 por cento do Produto Interno - nível entendido como desejável pelo Fundo Monetário Internacional e condição para o desbloqueamento de eventuais fundos de apoio - não pode ser "totalmente alcançada" somente através da renúncia parcial da dívida do lado privado.

A ronda de negociações entre Atenas e os credores privados - a terceira - visa um acordo para o perdão voluntário de 100 mil milhões dos cerca de 350 mil milhões de euros da dívida helénica.

Na quarta-feira, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, instou os credores públicos a auxiliar a Grécia caso as negociações entre Atenas e os privados não sejam passíveis de garantir a sustentabilidade das finanças públicas gregas.

A responsável falava depois do jornal Financial Times ter noticiado que o FMI está a pressionar o Banco Central Europeu (BCE) a aceitar perder os lucros potenciais nos 40 mil milhões de euros de dívida grega que detém.

Christine Lagarde recusou comentar a notícia, mas referiu que "o FMI só tem um papel de observador no quadro das negociações" entre o setor privado e os credores gregos.

A Grécia está a negociar com os credores privados a reestruturação da dívida, para tentar cortar 100 mil milhões de euros no peso da dívida externa, mas as conversações ainda não chegaram a qualquer conclusão, dado que Atenas quer pagar juros mais baixos do que os credores - sobretudo fundos, bancos e seguradoras - exigem.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CONTACTO: Edição de 25 de Janeiro de 2012




O ex-presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde nega lavagem de dinheiro no Luxemburgo. Veríssimo Pinto está preso no âmbito da operação "Lancha Voadora" acusado de tráfico de droga e branqueamento de capitais. Esta semana o ex-presidente quebrou o silêncio. Diz-se inocente e explica as sua múltiplas viagens ao Luxemburgo.
As declarações de Veríssimo Pinto podem ser lidas no CONTACTO desta semana.

Mas há mais: o Brasil tem um novo embaixador; a nova provedora do cidadão do Grão-Ducado toma posse esta quarta-feira e destaque ainda para um estudo publicado pelo Observatório do Futebol que diz que o futebol português esta cheio de estrangeiros. O observatório diz ainda que a média de idades dos jogadores em Portugal é mais elevada do que no resto da Europa.

No próximo fim-de-semana arranca mais uma edição do Auto-Festival. Esta semana dedicamos um suplemento especial de dezasseis páginas ao evento
.
Tudo isto e muito mais no CONTACTO desta semana, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Comissão Europeia assinala os 50 anos da Política Agrícola Comum com campanha CAP@50Fot

Foto: Reuters
A Comissão Europeia lançou hoje a campanha CAP@50 para comemorar os 50 anos da política agrícola comum (PAC).

A campanha de comunicação CAP@50, que tem por lema 'Uma parceria entre a Europa e os agricultores', vai durar um ano, e inclui um sítio Web interativo (http://ec.europa.eu/agriculture/50-years-of-cap/index_pt.htm), uma exposição itinerante, materiais audiovisuais e impressos e ainda uma série de eventos em diversos Estados-Membros. Um desses eventos está marcado para Abril na região do Benelux, em data ainda a confirmar.

A PAC foi criada a 14 de Janeiro de 1962, tendo como base a segurança alimentar dos europeus, nomeadamente, a garantia de haver comida suficiente.

«2012 é um ano importante não só para recordar os últimos 50 anos de história como também, e sobretudo, para olhar para o futuro, rumo a uma nova reforma da política agrícola comum», declarou Dacian Ciolos, Comissário responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural.

«Em 1962, a preocupação fundamental dos europeus era terem comida suficiente para se alimentarem. A segurança alimentar continua a ser importante hoje em dia, mas temos também novas preocupações, como as alterações climáticas e a utilização sustentável dos recursos naturais. Esta campanha contribuirá para a reflexão sobre esta evolução", explica o comissário europeu em comunicado da Comissão.

Os 50 anos da PAC são comemorados com uma reforma em curso desta política, que a Comissão Europeia quer fortalecer nas vertentes económica, ecológica e competitiva do sector agrícola.

Outros objectivos na nova PAC, que vai entrar em vigor em 2013, após aprovação pelos 27 e Parlamento Europeu, são a promoção da inovação, o combate às alterações climáticas e a promoção do crescimento e emprego nas áreas rurais.

Embaixada de Portugal apoia leitura infantil

A Embaixada de Portugal no Luxemburgo apoia as jornadas "Kanner a Bicher" ("Crianças e Livros"), que vão decorrer no centro comercial Belle Étoile de 7 a 11 de Fevereiro.

Sessões de leitura em luxemburguês, francês, inglês e português, venda de livros infanto-juvenis e ateliers de pintura são algumas das actividades previstas nas jornadas "Crianças e Livros", organizadas pelo Cactus Belle Étoile, a Livraria Ernster e os clubes Kiwanis do Luxemburgo.

Para sensibilizar as crianças portuguesas para a leitura, o Serviço de Ensino da Embaixada de Portugal no Luxemburgo vai estar presente todos os dias no stand do Ministério da Educação luxemburguês, que patrocina o evento. "Vamos ter sessões de leitura em português adaptadas a idades entre os seis e os 11 anos", explica Joaquim Prazeres, do Serviço de Ensino de Língua Portuguesa.

"E no dia 10 de Fevereiro vamos ter a escritora infantil Manuela Ribeiro", revela. Os pais interessados em inscrever os filhos podem fazê-lo junto dos Serviços de Ensino, pelo tel. 45 24 03 ou por email ( nepl@education.lu ).

Além das leituras em português, há jogos organizados pelo Cactus e venda de livros infanto-juvenis a preços convidativos, com parte dos lucros a reverter para a Unicef.

Portugal: Gonçalo M. Tavares vence Prémio Fundação Inês de Castro

Foto: LUSA
O escritor Gonçalo M. Tavares venceu a quinta edição do prémio literário Fundação Inês de Castro, de Coimbra, com o romance "Uma Viagem à Índia", foi hoje anunciado.

O júri do prémio atribuiu ainda um Tributo de Consagração a Fernando Echevarría, 82 anos, pelo conjunto da obra literária.

O romance "Uma Viagem à Índia", editado em 2010, tem por referência "Os Lusíadas", mas é "uma narrativa de uma viagem contemporânea, no século XXI", como explicou o autor à agência Lusa quando o livro foi lançado.

O escritor vai receber o prémio, que inclui uma escultura de João Cutileiro, a 4 de Fevereiro na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

 "Uma Viagem à Índia" já valeu a Gonçalo M. Tavares o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol, tendo sido ainda finalista do prémio Portugal Telecom de Literatura.

Gonçalo M. Tavares nasceu em Angola, em 1970, e já recebeu vários prémios, nomeadamente o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, ambos para o romance "Jerusalém". O escritor publicou no final do ano passado o livro "Short Movies".

Fernando Echevarría, nascido em Espanha em 1929 filho de pai português e mãe espanhola, recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores 2009 pelo livro "Lugar de Estudo".

Nas edições anteriores do prémio literário Fundação Inês de Castro, foram distinguidos Pedro Tamen, Teolinda Gersão, José Tolentino de Mendonça e Hélia Correia.

O júri do prémio Fundação Inês de Castro integrou José Carlos Seabra Pereira, Mário Cláudio, Fernando Guimarães, Frederico Lourenço e Pedro Mexia.

Texto: LUSA

Portugal ganha prémio internacional na feira de turismo de Madrid

Foto: La Lupa
Portugal acaba de ser premiado numa das maiores feiras de turismo do mundo, a Fitur de Madrid, com a distinção "Melhor stand internacional".

A diversidade da oferta turística representada no espaço do Turismo de Portugal, bem como a sua disposição inovadora, interativa e convidativa, estiveram na base do prémio atribuído pela organização do certame, que elogia também o "forte apelo visual sobre as (sete) distintas áreas de informação".

A presença portuguesa recebeu o prémio na categoria "Países", distinção que se soma ao reconhecimento internacional do stand noutros certames internacionais. Nesta 32.ª edição da FITUR, o Turismo de Portugal optou por preencher o seu espaço com algumas das suas grandes consagrações internacionais, em domínios como a arquitetura, a literatura e a música, com destaque especial para os seus prémios Nobel da Literatura, Pritzker da arquitectura e património imaterial da humanidade, no caso do fado.

A feira europeia de turismo, que começou no dia 18,  terminou ontem no Parque Ferial Juan Carlos I, em Madrid, depois de ter recebido a visita de mais de 200 mil pessoas. 


Prémio Saramago editado este mês em Portugal

A obra vencedora do prémio Saramago 2011 é editada este mês pelo Círculo de Leitores.

"Os Malaquias", da escritora brasileira Andréa del Fuego, conta a saga de três irmãos separados que se reencontram. "É uma história real que de facto aconteceu", contou a escritora à agência Lusa. A queda de um raio fulminou os bisavôs da autora, em Minas Gerais, e os filhos foram "cada um para seu lado".

"Não se trata de uma biografia, mas antes de inventar uma memória", adverte Andréa del Fuego.

A história, que circulou na família, suscitou sempre a curiosidade de Andréa que, de registo, se chama Andréa Fátima Alves dos Santos. O apelido "del Fuego" surgiu quando inventou uma personagem para uma revista de uma rádio paulista em que era conselheira sexual.

O livro, a estreia da autora no romance, mereceu rasgados elogios da imprensa brasileira, com a Folha de S. Paulo a referenciar o "estilo apurado".

"Esta obra tece as palavras com esmero, cria imagens, adorna a escrita com metáforas, cores, aromas, rangidos e luz", escreveu o diário brasileiro.

História verídica, contada num tom de realismo fantástico, o livro valeu à autora a referência de "uma das vozes mais vigorosas da literatura contemporânea", segundo a Folha de Pernambuco.

UE decide embargo petrolífero gradual ao Irão

Os países da União Europeia terão chegado hoje de manhã a um acordo em relação a um embargo petrolífero gradual ao Irão. O acordo prevê ainda sanções contra o banco central iraniano com o objectivo de congelar o programa nuclear do país, indicou à AFP uma fonte diplomática europeia que deu o acordo como certo, embora esta posição só seja anunciada oficialmente hoje à tarde.

“Foi concluído um acordo de princípio para um embargo petrolífero ao Irão” durante uma reunião de embaixadores dos países da UE em Bruxelas, indicou a mesma fonte, que não foi identificada. Esta posição será oficialmente anunciada esta tarde, durante uma reunião dos ministros europeus dos Negócios Estrangeiros.

O acordo alcançado prevê a interdição imediata de todos os novos contratos de petróleo entre o Irão e os países europeus. Está prevista uma fase de transição para a anulação dos contratos existentes, que não acontecerá antes de dia 1 de Julho.

As discussões foram intensas e prolongaram-se até ao último momento, uma vez que a Grécia está muito dependente das remessas de petróleo iraniano.

Espera-se que o défice de petróleo de origem iraniana seja compensado por outros países da zona do Golfo Pérsico. O Irão vende cerca de 20% do seu petróleo aos países da União Europeia. O grosso das suas vendas realiza-se na Ásia.

Entretanto, o porta-aviões USS Abraham Lincoln patrulhou ontem sem incidentes o Estreito de Ormuz, apesar das ameaças recentes do Irão.

Sabe-se igualmente que uma embarcação britânica (HMS Argyll) e outra francesa se juntaram a este porta-aviões americano e a um outro - o USS Carl Vinson - numa patrulha pelo Golfo a fim de marcarem uma posição: sublinhar o compromisso inabalável internacional pela manutenção dos direitos de passagem, sob a lei internacional, naquele estreito, indicou uma fonte do ministério britânico da Defesa citado pela CNN.

Teerão ameaçou recentemente fechar o Estreito de Ormuz - a única entrada e saída para o Golfo Pérsico - numa altura em que o Irão enfrenta um escrutínio cada vez mais apertado por parte das potências ocidentais em torno do seu programa nuclear.

Texto: AFP

Francês: Inscrições para o segundo semestre

Estão abertas as inscrições para os cursos de Francês do segundo semestre nas Amitiés Françaises, na capital. A formação para adultos e adolescentes inclui dois novos cursos de Francês para iniciantes (A1), além de cursos específicos de conversação, francês comercial e francês escrito para iniciantes e avançados. Aquele centro de estudos tem ainda algumas vagas para os cursos habituais. O preço é de 170 euros para os cursos específicos e 135 para os níveis habituais. As aulas arrancam no dia 6 de Fevereiro. Inscrições no edifício onde são dadas as aulas (Bureau des Amitiés Françaises, em frente ao liceu Michel Rodange – 30, boulevard Pierre Dupong, na cidade do Luxemburgo). Mais informações pelo telefone 44 19 09, entre as 17h30 e as 19h30, ou por correio electrónico amifra@internet.lu ).

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cabo Verde: EUA apoia luta contra narcotráfico

Foto: Reuters
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, garantiu esta semana que os Estados Unidos da América estão "fortemente comprometidos" em apoiar Cabo Verde a combater o narcotráfico, a criminalidade organizada, a migração ilegal e a lavagem de capitais. 

Estas garantias foram dadas, segundo o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, no encontro de 45 minutos que decorreu durante uma «escala técnica» no aeroporto internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal.

O primeiro-ministro cabo-verdiano salientou que os dois países vão também reforçar as relações comerciais, aproveitando, para tal, o "potencial" da vasta comunidade de cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos, que conta com cerca de meio milhão de pessoas

2012: Fitch antecipa dificuldades económicas

A zona euro vai continuar a enfrentar dificuldades financeiras e económicas significativas em 2012, num cenário de falta de confiança dos mercados e de desaceleração económica, agravada pelas necessidades de financiamento da dívida, diz o director de ratings soberano da Fitch, Ed Parker. O responsável da agência de notação admite que as soluções a ser implementadas na Europa – que definiu como a “terceira via” – não oferecem uma resolução “compreensiva” da crise mas sim um caminho “progressivo” que vai afectar o crescimento. Parker teme um longo período de tempo até chegar-se a uma solução. "Até lá os mercados vão continuar a duvidar e os juros vão afectar as capacidades de um crescimento sustentável que é vital como solução para a crise", considerou. 

RTP e Agência Lusa assinam acordos com media angolana

A Rádio Televisão Portuguesa e a Televisão Pública de Angola assinaram esta quarta-feira, na cidade de Benguela, um protocolo de cooperação no domínio de conhecimento, tecnologia, inovação e criatividade nas áreas de audiovisual, design e multimédia.

O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, que liderava a comitiva portuguesa, assistiu ainda à assinatura do acordo entre a Agência Lusa e o maior grupo privado de comunicação social angolano - Medianova. O acordo entre a Lusa e a Medianova passa pela disponibilização recíproca de conteúdos, requisição de serviços e programas de formação destinados aos profissionais do Medianova. "O nosso mercado é um potencial em crescimento e está na geografia da língua, é onde temos crescido", disse Relvas.

Miss Global Cabo Verde procura candidatas

As inscrições para o concurso Miss Global Cabo Verde 2012 já estão abertas, nesta que é a sua segunda edição.

A direcção do evento quer eleger a cabo-verdiana mais bonita para representar o país na Miss Global International 2012, na Jamaica. Esta "é uma oportunidade para mostrar a beleza de Cabo Verde lá fora", lembra a nova directora Yasmine Lima.

Este ano, tal como prometido, a escolha da Miss Global Cabo Verde 2012 vai ser mais renhida, já que as candidatas vêm do Luxemburgo, França, Bélgica, Holanda e Suíça.

A sucessora de Yasmine Lima, vencedora da edição 2011 e segunda dama de honor na Jamaica, deve ser "criativa, elegante e ter um sorriso nos lábios, mas também nutrir amor pelas origens cabo-verdianas", revela Yasmine Lima.

Deve também preencher alguns requisitos como: ser solteira, idade entre os 18 e os 25 anos, altura mínima de 1,64m, entre outros. 

As interessadas podem inscrever-se e obter mais informações através do email: (missglobalcv@gmail.com) .
As inscrições estão abertas até ao dia 29 de Fevereiro.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Investimento: Luxemburgo lança dois fundos de capital de risco

O Governo luxemburguês anunciou ontem a criação de dois fundos de capital de risco. O "Fonds Life Sciences", especializado na biomédica, vai ter um investimento de 140 milhões de euros. O Governo quer criar um nicho no país para a biotecnologia. O "Luxembourg Future Fund" vai apoiar o desenvolvimento sustentável e a diversificação em investimentos directos e indirectos. O orçamento é de 150 milhões de euros. O Governo procura parceiros fora da Grande Região e o mundo árabe está na mira.

Mês de Julho: Acabam as lojas abertas até às 20h

Foto: Marc Wilwert
A partir de Julho, as lojas deixam de poder estar abertas às 20h ao sábado e em vésperas de feriado.

Actualmente, os comerciantes podem pedir uma autorização especial caso queiram abrir as lojas nesses horários. Mas o acordo entre sindicatos e comerciantes termina a 30 de Junho. A ministra das Classes Médias pediu às duas partes para renegociarem o acordo, mas as negociações falharam. A Confederação Luxemburguesa do Comércio (CLC) quer que as autorizações sejam automáticas. Em contrapartida, os sindicatos LCGB e OGBL pediam mais dias de férias ou um aumento salarial para os trabalhadores.

A CLC recusou as duas formas de compensação e os sindicatos acusam a CLC de ter feito fracassar as negociações. Agora, LCGB e OGBL exigem que "a lei seja aplicada à risca" e que a ministra não ceda às exigências dos comerciantes.

Há mais alunos estrangeiros do que luxemburgueses

Foto: Marc Wilwert
O ensino primário luxemburguês tem mais estrangeiros do que luxemburgueses. No ano passado, 56,2 % dos alunos não falavam luxemburguês em casa, revela o Ministério da Educação em comunicado divulgado na segunda-feira.

A proporção de alunos que não falam luxemburguês em casa tem vindo a aumentar de ano para ano.

Em 2004-2005, 42,2 % dos alunos não falavam luxemburguês em casa. Em 2009-2010, esse número subiu para 54,2 %, chegando aos 56,2 % no último ano lectivo.

Nos últimos dez anos, a diversidade cultural nas escolas é cada vez mais notória. Mais de um terço dos alunos (34,3%) do ensino primário luxemburguês não falam uma das três línguas oficiais do Grão-Ducado, revela ainda o Ministério da Educação.

Os alunos nascidos no estrangeiro que frequentam os ciclos 1 a 4 do ensino básico luxemburguês representam já 15,8 % do universo estudantil, um número que se mantém quase inalterado desde 2001-2002.

No ano passado, 40 % dos novos alunos estrangeiros tinham nascido em Portugal e 8,7 % em França.

Nesse mesmo ano, estavam matriculados 46.252 alunos no ensino básico público e privado e 694 alunos na educação especial.

O Ministério da Educação revela ainda que o número médio de alunos por educador baixou em relação ao ano passado, uma medida que tem como objectivo melhorar o acompanhamento dos alunos. O número de professores e outros agentes educativos aumentou, e no ano passado eram já 5.047.

Ainda no ano lectivo de 2010-2011, 22,1 % dos alunos deixaram o ensino primário com atraso escolar, menos 2 % que no ano anterior, pode ler-se no comunicado do Ministério da Educação.

Acesso à habitação própria é cada vez mais difícil

Foto: Marc Wilwert
Em 2009, 30 % dos residentes no Luxemburgo não tinham habitação própria. Ser-se proprietário de uma casa ou apartamento no Luxemburgo é cada vez mais difícil, conclui o Observatório da Habitação. Entre 2005 e 2009, os arrendatários têm vindo a sentir cada vez mais dificuldades em comprar habitação própria. 

Dos 30 % que em 2009 arrendavam casa ou apartamento, apenas um terço entre eles tinha condições económicas para comprar habitação própria, diz um estudo recente do Observatório da Habitação. A compra de um apartamento estava ao alcance de 61 % dos lares (contra 70 % em 2005). As famílias monoparentais e as famílias com mais de dois filhos são aquelas que sentem mais dificuldade em comprar habitação própria. O maior recuo verifica-se entre as famílias monoparentais: em 2009, apenas 40 % poderia tornar-se proprietária, contra 54 % em 2005.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"José e Pilar" afastado dos Óscares

O documentário "José e Pilar", sobre a relação entre o escritor José Saramago e a companheira, Pilar del Río, não está entre os nove finalistas seleccionados para a nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O filme, realizado por Miguel Gonçalves Mendes e co-produzido pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles e o espanhol Pedro Almodóvar, tinha sido escolhido para representar Portugal em Hollywood, mas não obteve o número de votos necessários para passar à fase seguinte.

"China mostra que Portugal tem muito boas empresas"

O embaixador português na China, José Tadeu Soares, afirmou que o interesse chinês por Portugal revela que o país "tem empresas muito boas" e que Pequim "está atento às oportunidades do mercado".

"A vaga de privatizações em Portugal proporciona oportunidades a grandes empresas. A China dispõe de grandes capitais e tem um grande interesse na sua internacionalização", disse o diplomata na véspera de fechar o prazo para apresentação de propostas à compra de parte das acções do Estado português na REN. É a segunda fase do programa de privatizações do Governo português e um dos candidatos é a empresa estatal chinesa State Grid.

"O interesse chinês significa que há muito boas empresas em Portugal e que os chineses estão atentos às oportunidades que aparecem no mercado. Se aparecem boas empresas à venda em Portugal, eles serão com certeza candidatos e serão bem-vindos", afirmou.

Documentário sobre Amílcar Cabral chega ao iPad e iPod

O documentário do cabo-luxemburguês Val Lopes, "Cabralista", vai estar disponível a partir de amanhã, para iPad e iPod na App Store.

"Cabralista" é uma trilogia em torno do líder independentista da Guiné e Cabo Verde, Amílcar Cabral, assassinado a 20 de Janeiro de 1973, em Conacri .

Mais informações no site de Val Lopes (www.cabralista.com).

Candidatura de Coimbra a Património Mundial é formalizada hoje

Foto: Guy Jallay
A Universidade de Coimbra (UC) apresenta hoje a candidatura a Património Mundial da UNESCO, que inclui a Alta da cidade e a Rua da Sofia (na Baixa), numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

Na ocasião, Viegas vai assinar a candidatura em representação do Estado português, a qual será depois entregue na sede da UNESCO, em Paris, até 1 de Fevereiro.

Antes da cerimónia, o secretário de Estado da Cultura vai visitar os espaços emblemáticos da zona candidata a Património Mundial da Humanidade, nomeadamente o Paço das Escolas, a Capela de S. Miguel e a Biblioteca Joanina, cuja decoração em talha dourada remonta ao reinado de D. João V, quando predominavam as riquezas associadas ao ouro proveniente do Brasil.

A sessão de formalização da candidatura vai decorrer na Biblioteca Joanina, às 11h30. Desenvolvida pela UC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, a candidatura da Universidade e zona envolvente, na Alta histórica da cidade, e da Rua da Sofia, na Baixa, foi entregue à Comissão Nacional da UNESCO em Novembro de 2011.

Além do núcleo histórico da Universidade e da Rua da Sofia, a candidatura a Património Mundial, cujo dossiê tem 2 mil páginas, distribuídas por sete volumes, abrange um corredor de ligação entre a Alta e a Rua da Sofia (artéria onde se fixaram os colégios que vieram a dar origem à primeira universidade portuguesa e uma das mais antigas da Europa), além de toda a zona envolvente.

Em Outubro de 2011, a Câmara Municipal aprovou o regulamento de intervenção na área abrangida pela candidatura, que tem como mote central a “associação do passado, do presente e do futuro” da UC.

A candidatura tem igualmente como mote o “prestígio da instituição”, que se mantém na actualidade e faz dela “uma grande universidade europeia no século XXI”, afirmou Seabra Santos, então reitor da instituição, quando um documento provisório foi entregue à Comissão Nacional da UNESCO, há cerca de um ano.

A vivência e a cultura estudantis, “a Associação Académica, o fado, a canção, as repúblicas de estudantes, enfim, todas as vivências de um património imaterial único - que é necessário compreender, acompanhar e preservar”, são pressupostos fundamentais desta candidatura, sublinhou na altura Seabra Santos.

A 29 de Dezembro, o actual reitor, João Gabriel Silva, revelou que a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade valoriza o papel da instituição de ensino na promoção da cultura portuguesa no mundo ao longo dos séculos.

“Não havendo percalços, a decisão sobre a candidatura deverá ser anunciada no final de 2013”, adiantou João Gabriel Silva.

Texto: LUSA

EXCLUSIVO CONTACTO: Polícia acaba com gang do comboio - Mãe de um dos agressores está desesperada


Eram sete horas da manhã quando a polícia entrou na casa de Conceição Teixeira, na cidade do Luxemburgo, para deter o filho de 19 anos. O rapaz foi identificado no vídeo difundido pela Polícia do Luxemburgo que mostra uma agressão e assalto no comboio no dia 14 de Dezembro. Desde então, a mãe nunca mais viu o filho.

Conceição Teixeira não se conforma. A polícia levou o filho de casa na terça-feira e desde então nunca mais viu o rapaz de dezanove anos, português de origem cabo-verdiana. "Não tenho nenhuma informação sobre o estado do meu filho e estou em pânico. Eu não sei se ele está vivo ou morto. Acho indecente que não me tenham dito nada".

Conceição Teixeira está no Luxemburgo há seis meses. Dois meses depois foi a vez de o filho deixar Portugal para vir para o Grão-Ducado. O rapaz estuda numa escola na Bélgica.

No dia 14 de Dezembro, o jovem ter-se-á envolvido numa agressão e roubo a um passageiro no comboio que fazia a ligação entre Rodange e o Luxemburgo. Segundo a polícia, a vitima ficou gravemente ferida e teve de ser assistida de urgência na gare de Berchem.

Na semana passada, e pela primeira vez, a Procuradoria do Luxemburgo solicitou à polícia a divulgação das imagens captadas pelas câmaras de vídeo-vigilância do comboio. Uma semana depois, a polícia dirigiu-se a casa de Conceição Teixeira para deter o filho.

"Só na quarta-feira à noite é que soube que tinham levado o meu filho para Schrassig. Mas até agora ainda não o pude ver. Não sei como é que ele está".

O porta-voz da Procuradoria do Luxemburgo confirmou ao POINT24 que neste momento há cinco jovens em prisão preventiva em Schrassig. Um foi detido ainda na noite da agressão. Os outro quatro foram detidos esta semana. "As imagens das câmaras do comboio ajudaram muito. Depois de terem sido divulgadas, houve muita gente que nos ajudou a identificar os presumíveis agressores".

Henri Eippers diz ainda que cabe aos advogados dos arguidos comunicar com as famílias e dar as informações relativas ao estado dos detidos. "Todos os suspeitos têm direito a um advogado e são eles que devem falar com as famílias".

No caso do filho de Conceição Teixeira, a mãe diz que ainda ninguém lhe disse nada. Sobre os outros membros do já conhecido "gang do comboio", Conceição Teixeira diz que não sabe quem são e que o filho nunca lhe contou nada. "A única coisa que ele me disse na altura da detenção é que não me preocupasse. Disse qualquer coisa sobre um comboio, mas não me disse mais nada. A polícia falou com ele, mas eu não percebi nada do que diziam porque eu não percebo francês", confessa Conceição Teixeira ao POINT24-edição portuguesa.

Os cinco jovens estão todos detidos por decisão do Tribunal e esperam julgamento.


Domingos Martins
Fotos: Polícia Grã-Ducal

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Destaques nesta edição



(clique na imagem para ampliar)

Na edição desta semana do CONTACTO trazemos a história de João Maria Bravo, o cônsul do Luxemburgo em Portugal nos anos 50 e que levou o aço do Grão-Ducado para a construção da ponte 25 de Abril. Mas o cônsul não levou apenas o aço para a ponte. Levou também os materiais necessários para a construção do Hotel Ritz em Lisboa.
João Maria Bravo esteve ainda envolvido na grande procura dos portugueses candidatos à emigração na década de sessenta.
A história deste homem que ajudou a erguer a ponte entre Portugal e o Luxemburgo está toda contada no CONTACTO desta semana.

Mas há mais: O Ministério da Educação do Luxemburgo acaba de publicar os números sobre a Escola Fundamental. Na escola primária há mais alunos estrangeiros do que luxemburgueses. Resultado: a língua oficial do país, o luxemburguês, é apenas falado por uma minoria dos alunos. Outro dado curioso: no ano passado, 40% dos novos alunos tinham nascido em Portugal.

Na primeira página do CONTACTO destaque ainda para a notícia de um jovem português condenado a quatro anos de prisão, com pena suspensa de dois anos e meio. O jovem foi condenado pela morte de um outro jovem de nacionalidade croata, em Abril do ano passado. À saída de uma discoteca no Luxemburgo, os dois jovens envolveram-se numa briga que acabou com a morte do croata atingido na garganta por um copo partido.

Tudo isto e muito mais na edição do CONTACTO desta semana, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

Ainda não recebe o jornal CONTACTO em casa? 

Se ainda não é assinante, passe a receber o jornal todas as semanas gratuitamente na sua caixa do correio, ligando para o 49 93 96 79, ou peça-o no portal de assinaturas do jornal.

Ao tornar-se assinante do CONTACTO, passa a receber também, de forma automática e gratuita, a edição portuguesa do Point24, que sai à sexta-feira.  

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sarau Mil Folhas analisa a passagem do tempo

Foto: Marc Wilwert
O Sarau Literário "Mil Folhas" vai ter a próxima sessão temática dedicada à passagem do tempo, já na próxima quinta-feira, dia 19, às 20h.

Considerado a quarta dimensão, o tempo é tido hoje como um dos recursos mais perecíveis e caros. O tempo tem sido tema de muitas controvérsias entre religiosos, filósofos e cientistas, e no "Mil Folhas" vai certamente dar que falar. Como já é hábito, espera-se a participação de escritores e apreciadores da literatura, música e dança de qualquer nacionalidade, numa sessão que vai ser transmitida em directo a partir das 20h na internet (em www.mda.lu/streaming.html) .

O encontro é na Maison des Associations, 46, rue de Mühlenbach, na capital, a partir das 20h.

Guimarães 2012 arranca dia 21 e tem actividades programadas no Luxemburgo

Guimarães 2012 arranca já no dia 21. A programação é diversificada e vai passar também pelo Grão-ducado
Andrée Staar, representante do evento no Luxemburgo, vai estar na sessão de abertura em Portugal
















A poucos dias da abertura oficial de Guimarães 2012, o Luxemburgo já tem algumas actividades programadas para assinalar o evento no Grão-Ducado. Maio é o mês com mais actividades previstas, garante a representante da Capital Europeia da Cultura no Luxemburgo, que vai estar na sessão de abertura em Portugal.

A abertura oficial de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 está marcada para o dia 21 de Janeiro, e tem a presença confirmada de Durão Barroso, do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e de um alto representante do Governo português. A cerimónia conta com intervenções das três personalidades, bem como de António Magalhães, autarca vimaranense, e de João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães.

Quem também vai estar presente na sessão de abertura é a representante de Guimarães 2012 no Luxemburgo, a ilustradora Andrée Staar.

"Vou estar presente na inauguração no dia 21 de Janeiro em Guimarães e será uma honra", confiou Staar ao CONTACTO.

A cerimónia de abertura vai ter lugar no pavilhão Multiusos daquela cidade nortenha e vai ser abrilhantada com a música de Cristina Branco, Chico César, Rão Kyao e os Danças Ocultas, entre outros.

A programação de Guimarães 2012 inclui mais de 600 espectáculos. Ao longo de 2012, a cidade vai ser promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.

O evento também vai ser assinalado fora de Portugal, e a comissão organizadora escolheu a ilustradora luxemburguesa Andrée Staar para ser a representante do Guimarães 2012 no Luxemburgo. Na altura, Andrée Staar dizia ter recebido o convite "com surpresa" e prometia empenhar-se nesta missão "com prazer e honra".

Já esta semana, Staar adiantou ao CONTACTO algumas actividades programadas para o Grão-Ducado. "No mês de Maio vai haver uma conferência sobre Guimarães no Instituto Camões e também uma exposição fotográfica alusiva ao evento".

Nesse mês, vai ser ainda apresentado o conto infantil "O raio de sol e o fio de lua", da autora vimaranense Margarida Cachada, falecida em 2004. O livro foi ilustrado por Andrée Staar, que ilustrou também outro conto infantil da autora, "O Macaco que queria ser gente".

Ainda em Maio, a Escola Europeia vai ter uma jornada temática sobre Guimarães 2012 e os alunos do departamento de português vão ter uma sessão especial.

Esperam-se ainda uma participação temática no Sarau Literário "Mil Folhas" e algumas viagens culturais a Guimarães, já agendadas para Junho. Até final do ano, há "mais coisas em perspectiva", mas que "ainda não estão concretizadas", diz Andrée Staar.

"A música é um exemplo, e estamos a tentar trazer alguns músicos de Portugal. Vamos ver se de Guimarães...", sublinha Andrée Staar.

Antes da partida para Portugal, a embaixadora no Grão-Ducado de Guimarães 2012 vai estar num almoço na Santa Casa da Misericórdia do Luxemburgo, já no próximo domingo. Os interessados em participar devem contactar a Santa Casa pelo tel. 621 192 936 (José Augusto).

Texto: Henrique de Burgo