terça-feira, 30 de novembro de 2010

Luxemburgo: Aulas de informática em português em Echternach, Beaufort, Stegen e Larochette

Estão abertas as inscrições para os cursos e ateliês de informática em português organizados pela associação RIM (Regional Initiativ Mëllerdall) em Echternach, Beaufort, Stegen e Larochette, entre Janeiro e Abril de 2011. Os cursos duram oito semanas (duas horas semanais, entre as 19h30 e as 21h30). Os ateliês duram três horas.

Cursos: Excel 1 em português – Tabelas para principiantes (8x2 horas = 100 euros), em Beaufort, às segundas-feiras, de 10 de Janeiro a 7 de Março.

Introdução PC 1 em português – Conhecimentos básicos (8x2 horas = 100 euros), em Beaufort, às quintas-feiras, de 27 de Janeiro a 24 de Março; em Echternach, às segundas-feiras, de 31 de Janeiro a 28 de Março; em Stegen, às terças-feiras, de 11 de Janeiro a 8 de Março.

Ateliês (1 x 3h = 30 euros): criar um álbum informático de fotos, em Beaufort, dia 2 de Abril; criar uma conta de e-mail, enviar e receber mensagens, em Echternach, dia 5 de Abril.

A RIM está sediada no n°30, route de Wasserbillig, em Echternach. Mais informações em português pelo tel. 691 302 692, entre as 8 e as 12h (ou por e-mail: info@rim.lu). Os cursos devem ser pagos por transferência bancária para CCPL IBAN LU22 1111 2401 9826 0000, em nome de RIM asbl, com a menção do curso em que o aluno se pretende inscrever.

Luxemburgo: CASA organiza Ceia de Natal para Reformados

O Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) leva a cabo no dia 11 de Dezembro a sua tradicional Ceia de Natal para Reformados, pelo oitavo ano consecutivo.

O jantar tem lugar na sede do CASA, no n°11, Montée de Clausen, na capital.

Para reservas, tel. 432749, 621152104 e/ou o 621291 845 (ou pelo e-mail infocasa@pt.lu).

Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo organiza Ceia de Natal para os Sem-Abrigo

A Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo (ACBL) organiza a 4a Ceia de Natal para os sem-abrigo do Luxemburgo no dia 18 de Dezembro, pelas 19h, no Foyer Ulysse, n°3, rue du Dernier Sol, em Bonnevoie, na cidade do Luxemburgo. Esta iniciativa conta com o apoio da Caritas-Luxemburgo e dirige-se a todos os sem-abrigo do país, qualquer que seja a sua nacionalidade.

Para angariar os géneros necessários à confecção da refeição, a associação apela a todos os empresários, comerciantes e privados que contribuam para esta iniciativa fornecendo alimentos e/ou através de donativos.

Para informações adicionais, os interessados podem contactar a ACBL pelos telefs.: 31 94 37 / 691 507 175 / 621 185 144 e/ou 691 349 851.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CCPL organiza hoje reunião, às 18h30, para discutir Escola Portuguesa no Luxemburgo

Depois de no dia 18 de Novembro o Governo luxemburguês ter aprovado uma verba de 160 milhões de euros para financiar uma escola francesa, a decisão veio reacender a discussão da implantação de uma escola portuguesa entre a comunidade lusa radicada no Grão-Ducado.

Dada a contestatação que a notícia provocou no seio não só da comunidade como do movimento associativo, a Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL) decidiu organizar uma reunião hoje, segunda-feira, 29 de Novembro, às 18h30, na sua sede, no n°6, rue René Weimerskirch, em Gasperich, na capital luxemburguesa.

A CCPL preconiza há anos a criação de uma escola portuguesa no Grão-Ducado.

O lobby para a criação de uma escola portuguesa no Luxemburgo mereceu, entretanto, já uma página na rede social Facebook, onde as mais diversas opiniões têm sido publicadas.

Em 2008, ADR temia que escola portuguesa abrisse a porta a escolas "muçulmanas"!

Quando se discutiu no Luxemburgo em 2008 a eventualidade de o grupo Lusófona instalar no Grão-Ducado um colégio português, o partido ADR foi dos que reagiu contra de forma mais veemente.

Em questão parlamentar apresentada datada de 7 de Maio de 2008, o partido de direita perguntou à ministra da Educação, Mady Delvaux-Stehres, se "não teme que, nas mesmas condições, outras comunidades a viver no Luxemburgo – por exemplo, a comunidade muçulmana – possam pretender igualmente criar escolas privadas".

Uma questão polémica que motivou logo reacções do Grupo Lusófona e da CCPL.

Os Verdes ("Déi Gréng") vieram depois lançar água na fervura. Com várias "escolas privadas anglófonas e francófonas" a funcionarem no Luxemburgo, a criação de uma escola privada lusófona "não tem nada de chocante", sustentavam na altura os ecologistas, para quem o projecto "suscita a esperança de melhores perspectivas escolares para as crianças portuguesas".

Entretanto, mais devido ao desinteresse do grupo Lusófona do que devido às contestações nascidas no Luxemburgo, a ideia ficou na gaveta e desde 2008 que o assunto não tinha mais sido referido. Até à semana passada.

domingo, 28 de novembro de 2010

Euro/Crise: Bancos Irlandeses vão receber 35 mil ME - Juncker

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, anunciou hoje que o sistema bancário irlandês vai receber 35 mil milhões de euros dos 85 mil milhões que vão ser entregues à Irlanda no âmbito do Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

Em conferência de imprensa em Bruxelas, Juncker afirmou que os bancos vão receber 10 mil milhões de euros de imediato, a que vão acrescer 25 mil milhões de euros como argumento acrescido para convencer os mercados da solidez do plano de ajuda da União Europeia

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Suíça: Suíços votam domingo expulsão automática de estrangeiros condenados

Os suíços votam domingo a expulsão automática de estrangeiros condenados, uma proposta da extrema direita que tem a oposição dos restantes partidos e das associações de defesa dos imigrantes, mas que as sondagens dão como aprovada.

Lançada pelo mesmo partido que promoveu o referendo sobre os minaretes - a União Democrática do Centro - a proposta visa retirar automaticamente a autorização de residência a estrangeiros condenados por crimes como violação, atos de violência, tráfico de droga ou abuso do estado social.

A iniciativa da União Democrática do Centro (UDC), partido maioritário na Suíça, será submetida à população em simultâneo com um projecto alternativo, entretanto, lançado pelo Governo federal que prevê que cada caso de deportação seja analisado por um juíz.

Os eleitores poderão escolher um dos dois projetos ou rejeitar ambos.

A expulsão de estrangeiros já existe na Suíça por decisão dos tribunais cantonais que se pronunciam em função dos casos particulares, mas a proposta da UDC quer tornar o procedimento automático.

O referendo sobre a expulsão automática de estrangeiros condenados está a deixar indiferente a comunidade portuguesa no país estimada em cerca de 200 mil pessoas, o terceiro maior grupo de estrangeiros.

"Grande parte dos portugueses estão alheios ao que está a acontecer. Creio mesmo que uma lei que toque centralmente a permanência e a vida dos imigrantes na Suíça nunca foi tão pouco debatida como esta e isso é preocupante", disse à agência Lusa, Manuel Beja, conselheiro das Comunidades Portuguesas.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Luxemburgo: Exposição sobre Hugo Gernsback - pai da ficção científica - em Mersch

Decorre até 18 de Março do próximo ano, uma exposição sobre a vida e obra do luxemburguês Hugo Gernsback, pai da ficção científica, na Centro Nacional de Literatura em Mersch.

Modesto filho do viticultor Gernsbacher, Hugo nasceu em 1884 na cidade do Luxemburgo, no bairro de Bonnevoie. Desde muito jovem que se interessou pelas tecnologias que começavam a revolucionar aquela época – a electricidade, o telefone, e todos os materiais de comunicação. Após os seus estudos técnicos na Alemanha, onde aperfeiçoou um rádio transmissor portátil e vários módulos de uma bateria de alta amperagem, emigra com 20 anos para os Estados Unidos onde vai simplificar o seu nome de origem, passando então a chamar-se Hugo Gernsback.

Após ter criado em 1925 uma televisão, é em 1926 que lança a célebre revista "Amazing Stories", em que escreve e descreve histórias e aventuras extraordinárias, criando então o termo "science fiction" (ficção científica).

Hugo Gernsback faleceu em 1967, após ter sido condecorado em 1954 pela Grã-Duquesa Carlota do Luxemburgo com o grau de Oficial da Coroa de Carvalho pelos serviços prestados à ciência. Reconhecido como o "pai da ficção científica", é em sua honra que a Convenção Mundial da Ficção Científica atribui anualmente o "Prémio Hugo" para recompensar a melhor obra deste género literário.

A exposição pode ser vista de segunda à sexta-feira das 10h às 18h, no Centro Nacional de Literatura em Mersch.

Para mais informações, consulte o portal http://cnl.public.lu

Foto: Arquivo LW

The Economist prevê abrandamento do crescimento mundial para 3,7 por cento em 2011

A Economist Intelligence Unit, a unidade de estudos da conceituada revista The Economist, prevê que a economia mundial cresça 3,7 por cento em 2011, abrandando o crescimento de 4,6 por cento previsto para este ano.

"Todas as grandes economias vão passar por uma moderação do crescimento no próximo ano, à medida que os estímulos económicos [dos governos] abrandam. O crescimento deve novamente acelerar em 2012, para 4 por cento, apesar da perspetiva para grande parte do mundo desenvolvido continuar incerta", afirma a instituição, no 'Global Outlook' de dezembro.

Na zona euro, os economistas da unidade de estudos da Economist sublinham que há "renovadas preocupações sobre a sustentabilidade da posição orçamental da Irlanda", que levaram a uma subida nos juros da dívida soberana.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Futebol: UEFA abre inquérito a José Mourinho e a quatro jogadores do Real Madrid

A UEFA confirmou hoje a abertura de um inquérito disciplinar para avaliar eventual conduta imprópria de José Mourinho e de alguns jogadores do Real Madrid, terça feira, com o Ajax, para a Liga dos Campeões em futebol.

Os jogadores em causa são Xabi Alonso e Sérgio Ramos, que forçaram alegadamente a amostragem pelo árbitro do segundo cartão amarelo e consequente vermelho, e os guarda-redes Jerzy Dudek e Iker Casillas, sobre os quais paira a suspeita de terem sido os transmissores da informação aos seus colegas no sentido de assumiram a conduta acima descrita.

Subjacente a esta, estará o propósito de “limpar os cartões” aos dois jogadores em causa no jogo que falta cumprir do grupo G, frente ao Auxerre, no Santiago Bernabéu – o Real Madrid já garantiu o apuramento – para que cheguem à eliminatória dos oitavos de final sem cadastro disciplinar.

José Mourinho, sobre quem recai alegadamente a responsabilidade pela ordem dada aos jogadores, tem, mais uma vez, a UEFA “à perna”, depois do incidente que protagonizou quando na condição de treinador do Chelsea criticou o árbitro sueco Anders Frisk que dirigiu a partida com o FC Barcelona, em Nou Camp, para a Liga dos Campeões.

O treinador português alegou que o então treinador do FC Barcelona, o holandês Frank Rijkaard, visitou o árbitro sueco Anders Frisk, na cabina deste, durante o intervalo do jogo disputado com o Chelsea, em Nou Camp, a 23 de fevereiro de 2005, a contar para a Liga dos Campeões. Mourinho repetiu por diversas vezes a acusação e recusou participar na conferência de imprensa no final do jogo.

O Chelsea, que ganhava ao intervalo (1-0), acabou por perder o jogo (2-1), depois de o ponta de lança Didier Drogba ter sido expulso por Frisk. No jogo da segunda “mão”, em Stamford Bridge, o Chelsea ganhou por 4-2 e passou a eliminatória.

A UEFA abriu então um inquérito ao treinador português, na sequência do qual lhe aplicaria uma suspensão de dois jogos e uma multa pecuniária de 12 900 euros.

Inscrições ainda abertas para Miss Cabo Verde-Luxemburgo 2011


Estão ainda aberta as incrições para o concurso Miss Cabo Verde no Luxemburgo 2011. A data limite da incrição é terça-feira próxima, 30 de Novembro. Segundo a organização, serão aceites inscrições com base nos seguuintes critérios:

* ser de origem cabo-verdiana;
* ter entre 17 e 25 anos;
* solteira e sem filh@s;
* residente no Luxemburgo.


A vencedora terá oportunidade de participar em galas, desfiles, etc.

Prémios:
1° prémio: uma viagem a CaboVerde;
2° prémio: uma viagem no valor de 500 euros;
3° prémio: uma viagem no valor de 250 euros.

Para mais infiormações:
621 47 63 74 ou aceda ao facebook do Comité Miss Cabo Verde:
http://fr-fr.facebook.com/pages/Comite-Miss-Cap-Vert-a-Luxembourg/108479495879821

Índia: Hoje assinala-se 500 anos da conquista de Goa, mas Portugal decidiu não comemorar efeméride

As autoridades portuguesas não vão comemorar os 500 anos da conquista de Goa, que se assinalam hoje, quinta-feira, porque “o que interessa é o presente e o futuro”, disse o embaixador de Portugal na Índia. “Da nossa parte, não existe qualquer interesse em comemorar esta conquista”, afirmou Luís Castro Mendes. Segundo o diplomata, “não há necessidade de se comemorar todos os atos, momentos e factos históricos. O que interessa é o presente e o futuro, a presença cultural portuguesa em Goa, o futuro das relações modernas entre a Índia de hoje e o Portugal de hoje”, defendeu.

Em Goa têm surgido algumas vozes contra a comemoração dos 500 anos da sua conquista pelos portugueses, nomeadamente através do grupo Freedom Fighters (Combatentes da Liberdade). No entanto, o embaixador em Nova Deli garantiu que essas contestações não tiveram influência na decisão de não se assinalar a data. “Absolutamente nada. Cada vez que alguma coisa portuguesa se comemora ou se realiza há um pequeno grupo de pessoas que se manifesta, mas nós já nos habituámos”, realçou.

Contudo, Luís Castro Mendes disse também, sem especificar: “Só fazemos coisas quando as pessoas estão interessadas em as fazer connosco”.

Referindo-se à passagem do navio-escola Sagres por Goa, de 12 a 16 de Novembro, o diplomata sublinhou que foi “uma visita inserida num plano de viagem” e que “por coincidência” esteve em Goa nesta altura. “Não existia relação entre a visita do Sagres e os 500 anos. Tratou-se de uma visita de amizade à Índia”, afirmou.

Contactado pela Lusa, Naguesh Karmali, dos Freedom Fighters, mostrou-se satisfeito com a decisão de Portugal em não assinalar os 500 anos da conquista. “Se decidiram isso, é bom. Não temos mais comentários a fazer. Só queremos ignorar a data”, afirmou. Lembrando que os 500 anos trouxeram “memórias da colonização”, Naguesh Karmali reiterou que não vão “permitir qualquer comemoração”.

Luxemburgo: Point 24 estreia-se como jornal vespertino

O diário gratuito Point 24 é desde terça-feira também distribuído ao fim da tarde por volta das 16h30. Em língua francesa e num formato mais reduzido do que o da manhã, o jornal pretende providenciar em 16 páginas as principais notícias do país e do mundo.

As pessoas ficam ainda a saber quais os eventos culturais ou desportivos da noite, qual a programação da televisão e do cinema, tendo também acesso a notícias cor-de-rosa e ao horóscopo.

Distribuído em várias zonas da capital, esta nova publicação do grupo Saint-Paul Luxembourg (editor também do CONTACTO) encontra-se em fase de teste até ao Natal.

Além do CONTACTO e do Point 24, o grupo Saint-Paul Luxembourg edita ainda títulos como o Luxemburger Wort, La Voix du Luxembourg e Télécran, sendo ainda detentor das rádios DNR e Rádio Latina.

Foto: Marc Wilwert

Cabo Verde: Recenseamento eleitoral no estrangeiro foi prolongado até 3 de Dezembro

O recenseamento Eleitoral Geral no Estrangeiro (REGE) vai ser prolongado até o dia 3 de dezembro, data limite, segundo a lei eleitoral, para o recenseamento.

A decisão foi tomada num encontro realizado na sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e que reuniu os representantes dos três partidos com assento parlamentar (PAICV, MPD e UCID), o ministro da Administração Interna e os membros da CNE.

O acordo político conseguido na reunião, segundo a presidente da CNE, Rosa Vicente, prevê ainda que todas as Comissões Regionais Eleitorais (CRE´s) deverão ser reabertas para cobrir os países e regiões onde ainda não houve recenseamento.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EUA: Pela primeira vez, telenovela portuguesa vence um Emmy

A telenovela portuguesa da TVI "Meu Amor" venceu na madrugada de terça-feira um Emmy na categoria de melhor telenovela internacional.

Esta foi a primeira vez que este galardão americano que premeia as obras em televisão distinguiu a ficção portuguesa, assim como a televisão nacional.

"Meu Amor" é uma telenovela portuguesa, da autoria de António Barreira, que foi exibida pela TVI entre 19 de Outubro de 2009 e 23 de Outubro de 2010, com um elenco de actores que incluía Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Rita Pereira e Nicolau Breyner, entre outros. A maior parte da acção decorre na cidade de Lisboa.

Luxemburgo: Desemprego ultrapassa os 6% em Outubro

Em finais de Outubro, estavam inscritas na Administração do Emprego (ADEM) 14.703 pessoas, o que constitui um aumento de 4,0% (+564 pessoas) em relação ao mês anterior. O desemprego volta, assim, a subir e situa-se agora nos 6,1%, informou na quarta-feira o Comité de Conjuntura.

Em relação ao mês de Outubro de 2009, o número de pessoas desempregadas aumentou 4,6%, o que corresponde a 641 pessoas. Num ano, a taxa de desemprego subiu de 5,9 % em Agosto de 2009 para 6,1 %.

Em finais de Outubro deste ano beneficiaram do subsídio de desemprego 6.358 desempregados residentes no Luxemburgo, o que representa uma diminuição de 6,3% em relação ao mês homólogo.

O Comité de Conjuntura diz ainda ter analisado 64 pedidos de empresas para atribuição do estatuto de desemprego parcial, dos quais 42 obtiveram parecer favorável. Assim, num universo total de 3.765 trabalhadores, 1.767 irão trabalhar em horário reduzido.

Gráfico:Michèle Zeyen-Winandy

Crise: Sindicatos europeus convocam protesto conjunto para 15 de Dezembro

A Confederação Europeia de Sindicatos convocou hoje para 15 de Dezembro um protesto dos trabalhadores de vários países da UE contra as medidas de rigor que os forçam a "pagar a crise".

"Escolhemos 15 de Dezembro porque é a véspera de um conselho dos chefes de Estado europeus", um encontro que decorrerá a 16 e 17 de Dezembro, adiantou o secretário geral da confederação, Joel Decaillon.

Apesar de o programa do protesto ainda não estar definido, a confederação prevê que, além de protestos, paralisações e outras acções de luta, o dia inclua um acto simbólico com um abraço humano em redor da sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, para mostrar que "os trabalhadores não podem aceitar a austeridade e as suas consequências terríveis", referiu Decaillon.

"Estamos extremamente preocupados com a evolução da situação", frisou o responsável, recordando a greve geral hoje em curso em Portugal e a opinião pública irlandesa hostil às medidas económicas previstas em contrapartida à ajuda financeira externa.

O sindicalista recordou "as crises financeiras que se sucedem em certos países" e manifestou-se preocupado com as medidas preconizadas para as ultrapassar, "que são quase exclusivamente medidas de austeridade relacionadas com salários, pensões, sistemas de reforma e de protecção social".

Daí que, sublinhou Decaillon, "não surpreenda que o descontentamento aumente".

Os trabalhadores "têm a impressão de que são eles que pagam a crise", sublinhou, alertando para o possível surgimento de ímpetos populistas.

Foto: Arquivo LW

CONTACTO. EDIÇÃO DE 24 DE NOVEMBRO DE 2010


Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Luxemburgo e deu uma entrevista ao CONTACTO.

O professor deu nota 20 ao jornal pelo trabalho realizado por este semanário e elogiou ainda o dinamismo da comunidade portuguesa no Luxemburgo.

A entrevista ao comentador político mais famoso de Portugal ocupa três páginas da edição desta semana do CONTACTO ao longo das quais Marcelo analisa a situação política e económica de Portugal e perspectiva o futuro da União Europeia.

Esta semana trazemos ainda a reportagem sobre a eleição da Miss de Portugal no Luxemburgo, com as já habituais fotos dos bastidores do concurso que elegeu Patrícia Brandão .

A jovem de 23 anos residente em Wormeldange conseguiu arrebatar o título entre as 12 finalistas que se apresentaram a concurso.

Mas há mais : o stress na escola que é a causa de muitos casos de insucesso escolar no Luxemburgo ; a igreja que pede desculpa pelos abusos sexuais de menores, o papa que admite o uso do preservativo em casos excepcionais e no desporto o Dudelange que ganhou ao Wiltz por 15 a zero…

Histórias que fazem a edição do CONTACTO desta semana, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Futebol: Mourinho agradece a Deus não ser uma pessoa modesta, em entrevista à France Football

O português José Mourinho, treinador da equipa de futebol do Real Madrid, agradece a Deus por não ser uma pessoa modesta, “uma qualidade que não ajuda em nada”, numa entrevista publicada hoje na revista francesa France Football, em que o técnico faa da sua filosofia de vida e de trabalho.

De acordo com a revista, Mourinho mostra-se um homem directo e de carácter forte e aponta a sinceridade como o seu pior defeito, enquanto treinador.

“Vivo e trabalho num mundo em que não podes dizer o que pensas, nunca podes dizer a verdade. Não ser hipócrita, não ser diplomático, não ser bajulador, esse é o meu maior defeito. O pior é que se te comparas com pessoas que o são, perdes sempre na comparação”, precisou.

Para Mourinho, “ganhar uma vez um campeonato, qualquer um o pode conseguir”, porque “o futebol é um jogo que permite que isso aconteça. Mas ganhar, ganhar e voltar a ganhar não é para todos os treinadores”.

Por isso, o treinador português, que disse estar “perfeitamente consciente” das suas capacidades, só gosta de rodear-se de pessoas que entendem a sua forma de estar no futebol.

“Gosto de pensar como penso e gosto muito que as pessoas que estão comigo pensam exatamente o mesmo do que eu. Que somos fortes, que temos qualidade, que somos os melhores, que ninguém nos pode ganhar. É a minha filosofia”, explicou.

Na entrevista, que decorreu na passada quarta feira, deixou de lado qualquer comentário ao ‘clássico’ FC Barcelona-Real Madrid, marcado para a próxima segunda feira, mas recordou-se dos jogos que disputou na época passada frente à equipa catalã, quando treinava os italianos do Inter de Milão

A meia final da Liga dos Campeões contra o Barcelona do ano passado foi uma boa publicidade, disse Mourinho, classificando-a como "um espetáculo magnífico”, pelo menos no “plano tático”, esclarecendo que o seu objetivo era ganhar a eliminatória e não fazer um jogo bonito no Nou Camp.

“[O espetáculo] aconteceu em Milão, no primeiro jogo. Ganhámos 3-1 e poderíamos, inclusivamente, ter marcado quatro golos. Viajámos para Barcelona com essa vantagem. Saímos a jogar, mas aos 10 minutos ficámos reduzidos a 10 jogadores”, lembrou, acrescentando: “Então, ou fazes de palhaço e levas cinco, ou reages como um campeão e consegues qualificar-te”.

O Inter de Milão chegou à final e venceu a Liga dos Campeões ao bater o Bayern de Munique 2-0, no estádio Santiago Barnabéu.

Por outro lado, José Mourinho, que se desfez em elogios ao emblema madrileno, não escondeu que gostaria de terminar a carreira na liga inglesa.

“O meu habitat natural é o futebol inglês. É ali que quero acabar a carreira, mas não podia estar mais satisfeito com o Real Madrid, tendo em conta a dimensão social do clube, o amor que suscita e a importância do desafio que me espera”, concluiu.

Portugal: Número de nascimentos diminuiu, óbitos aumentaram, mas população cresceu

O número de nascimentos diminuiu em Portugal em 2009 e o de óbitos aumentou, mas verificou-se um acréscimo populacional de cerca de 10 500 pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao ano passado.

De acordo com as estatísticas demográficas de 2009, a população residente em Portugal a 31 de dezembro era de 10 677 713 pessoas, “valor que traduz um acréscimo populacional de 10 463 indivíduos”.

Para este acréscimo contribuíram um saldo migratório positivo de 15 408 pessoas e um saldo natural negativo de 4 945.

Em 2009 nasceram 99 491 filhos de mães residentes em Portugal, menos 5 103 do que em 2008. No ano passado, registaram-se 104 434 óbitos de residentes em Portugal, mais 154 do que no ano anterior.

“A evolução da população residente em Portugal tem vindo a denotar um continuado envelhecimento demográfico, como resultado das tendências de aumento da longevidade e de declínio da fecundidade”, refere o INE.

A 31 de dezembro do ano passado, a população residente em Portugal era constituída por 15,2 por cento de jovens, com menos de 15 anos, 17,9 por cento de idosos, pessoas com 65 e mais anos, e 66,9 por cento de população em idade ativa, entre os 15 e os 64 anos.

Em Portugal há 118 idosos para cada cem jovens.

Em 2009 realizaram-se 40 391 casamentos, menos 2837 do que no ano anterior, e foram decretados 26 464 divórcios, número até junho, mais 70 do que em 2008.

A idade média dos noivos continua a aumentar, situando-se em 2009 nos 33,4 anos para os homens e nos 30,8 anos para as mulheres. Em 2008 era de 32,6 anos e 30,1 anos, respetivamente.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Literatura: Gonçalo M. Tavares vence Prémio do Melhor Livro Estrangeiro 2010 em França

O escritor Gonçalo M. Tavares é o vencedor do Prémio do Melhor Livro Estrangeiro publicado em França em 2010, com o romance “Aprender a Rezar na Era da Técnica”, disse hoje à Lusa o seu editor, Zeferino Coelho.

Publicado em Portugal pela Caminho em 2007, o quarto romance da série “O Reino” (depois de “Um Homem: Klaus Klump”, “A Máquina de Joseph Walser” e “Jerusalém”), chegou este ano às livrarias francesas com o título “Apprendre à Prier à l’Ère de la Technique”, numa tradução de Dominique Nédellec, e foi também finalista de outros dois prestigiados prémios literários franceses: Femina e Médicis.

Criado em 1948 por Robert Carlier e pelo seu amigo André Bay, em torno de um grupo informal de editores, o Prix du Meilleur Livre Étranger foi um dos primeiros prémios a debruçar-se sobre os livros traduzidos em França e é encarado como uma espécie de “antecâmara do Nobel”.

Da já longa lista de premiados, constam nomes e obras que marcaram a história da literatura, como “O Homem sem Qualidades” (1958), de Robert Musil, “Cem Anos de Solidão” (1969), de Gabriel García Marquez, ou “Auto-da-fé” (1949), de Elias Canetti, e ainda Kawabata, Soljenitsyn, Guillermo Cabrera Infante, John Updike, Adolfo Bioy Casares, Mario Vargas Llosa, Günter Grass, Salman Rushdie, Ernesto Sabato, Orhan Pamuk, Philip Roth e António Lobo Antunes, o único português até agora distinguido.

É desde 2008 patrocinado pelo hotel parisiense Regency Madeleine, onde está hoje a decorrer a cerimónia de anúncio dos vencedores e entrega dos prémios, anualmente atribuídos em duas categorias: romance e ensaio.

Compõem o júri, além de André Bay, Daniel Arsand (responsável pela literatura estrangeira nas Éditions Phebus et Auteur), Manuel Carcassonne (diretor editorial das Éditions Grasset), Gérard de Cortanze (escritor e editor da Gallimard), Nathalie Crom (responsável pelas páginas de literatura da Telerama), Solange Fasquelle (escritora e membro do júri do Prémio Femina), Anne Freyer (editora de literatura estrangeira da Seuil) e Christine Jordis (escritora e editora da Gallimard e membro do júri do Prémio Femina).

Os restantes membros são Jean-Claude Lebrun (cronista no L’Humanité), Joseph Mace-Scaron (diretor do Magazine Littéraire e diretor-adjunto da Marianne), Ivan Nabokov (editor da Plon), Joel Schmidt (escritor) e Laurent Ebzant (diretor-geral do Hyatt Regency Paris-Madeleine).

Instituto de Canto Coral do Luxemburgo organiza oficina de Fado de Coimbra em Março de 2011

O Instituto de Canto Coral do Luxemburgo vai organizar uma oficina de Fado de Coimbra, em Março de 2011. A iniciativa dirige-se ao público em geral e não é requerida nenhuma experiência na área musical.

O instituto divulga a iniciativa no seu sítio internet, dizendo que o ateliê servirá para "descobrir as pérolas da cultura musical portuguesa: o Fado da cidade de Coimbra e algumas canções tradicionais do país". O ateliê, que tem a duração de dois dias (no dia 5 de Março, entre as 14h e as 18h, e no dia 6 de Março de 2011, entre as 9h30 e as 15h30), culmina com um concerto, às 16h, no qual actuarão os intervenientes no ateliê e o grupo coral português ALICE-Associação Livre de Intervenção Cívica e Educativa, colectividade constituída essencialmente por professores portugueses).

A oficina terá lugar nas instalações do Instituto Coral do Luxemburgo no n°2, rue Sosthène Weis, na cidade do Luxemburgo e o preço de inscrição é 20 euros.

Informações adicionais sobre a forma de pagamento da inscrição podem ser pedidas a Stephany Ortega através do tel. 26 43 04 81 (ou por e-mail: info@inecc.lu ). Irina Ferreira

Euro/Crise: Juncker considera que especulação dos mercados contra Portugal e Espanha não têm justificação

As acções especulativas dos investidores contra Portugal e Espanha não têm justificação, embora possam ocorrer, disse hoje o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

"Objectivamente, as acções especulativas contra Portugal e Espanha não se justificam, embora não possam ser excluídas", afirmou Juncker, primeiro ministro luxemburguês, numa entrevista à RTL Luxemburgo, citada pela agência financeira Bloomberg.

Juncker referiu que as acções especulativas não podem ser excluídas numa altura em que "os mercados financeiros têm uma tendência excessiva para punir os países que não seguem 100 por cento a consolidação ortodoxa".

Também numa entrevista divulgada hoje, mas à rádio pública alemã, Juncker afirmou que os casos da Irlanda e de Portugal são diferentes porque a banca portuguesa “continua em relativa boa saúde”.

“O que vemos na Irlanda e em Portugal não tem uma relação directa porque em Portugal o sector bancário continua em relativa boa saúde”, disse.

A Irlanda tornou-se, no domingo, no segundo país da Zona Euro a solicitar ajuda financeira, após a Grécia.

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) responderam favoravelmente ao pedido de ajuda até 90 mil milhões de euros para a Irlanda para "salvaguardar a estabilidade financeira da União Europeia e da zona Euro", segundo um comunicado divulgado no domingo, pelos responsáveis pelas Finanças dos países da UE.

domingo, 21 de novembro de 2010

Patrícia Brandão coroada nova Miss Portugal no Luxemburgo


Patrícia Brandão foi coroada esta madrugada, passavam pouco das três da manhã, Miss Portugal no Luxemburgo 2011.

Mais fotos da final em http://www.missportugalnoluxemburgo.com/pt/

Foto: Claude Piscitelli/LW

sábado, 20 de novembro de 2010

Miss Portugal no Luxemburgo eleita este sábado, em Limpertsberg

Lisandra Marques, Patrícia Brandão, Tânia Santos, Adriana Ferreira, Sabrina Semedo, Magda Domingues, Sara Costa, Sara Batalha, Aurélie Silva, Elodie Vieira, Kathleen Ferreira e Andreia Gonçalves são as 12 finalistas para o concurso Miss Portugal no Luxemburgo 2011, em que será eleita a sucessora de Filipa Bastos.

Entre nervoso miudinho e concentração máxima nos ensaios para os desfiles, a contagem decrescente começou para a grande finalíssima, que tem lugar este sábado, 20 de Novembro, a partir das 21h, no Hall Victor Hugo, em Limpertsberg, na cidade do Luxemburgo.

A organização recorreu este ano aos serviços de Nádia Neves Pereira para ser a preparadora e "coach" das candidatas, e com quem estas têm passado quase exclusivamente as últimas semanas. Com a sua experiência de Miss Portugal no Luxemburgo 2004, Miss Benelux 2008 e manequim, Nádia tem ensaiado com as concorrentes passos e coreografias para os desfiles da grande noite, e partilhado truques contra o nervosismo e astúcias para manter a concentração face às luzes da passerelle e aos flashes dos fotógrafos.

Uma coroa oficial e uma miss por mês

Uma coroa oficial, apetrechada com jóias Swarovski, é uma das novidades desta edição 2010 da Miss Portugal no Luxemburgo, que marca o décimo aniversário do concurso. A partir de agora, as vencedoras deverão passar a coroa oficial no fim do reinado às suas sucessoras e não poderão, como até agora, guardá-la como recordação da eleição.

O Comité Miss Portugal-Luxemburgo apresenta ainda este ano uma outra novidade. Com a colaboração do fotógrafo oficial do concurso, Paulo Lobo, e da NM Coiffure, foi concebido um magnífico calendário 2011, com 12 antigas misses e candidatas que vingaram no mundo da moda.

Assim, Filipa Bastos (2010) é Miss Janeiro, Sandrine Borges (2002) é Miss Fevereiro, Nádia Pereira (2004) é Miss Março, Sylvie Pinto (2003) é Miss Abril, Stéphanie Ribeiro (2006) é Miss Maio, Chantal Andrade (2005) é Miss Junho, Diana Ribeiro (2009) é Miss Julho, Cindy Antunes (2009) é Miss Agosto, Cátia Antunes (2007) é Miss Setembro, Beatriz Piedade (2007) é Miss Outubro, Emília Ribeiro (2008) é Miss Novembro e Karine Évora (2006) é Miss Dezembro. O calendário está à venda ao preço de 20 euros no site da Miss Portugal-Luxemburgo ( www.missportugal.lu ).


Votos via Facebook

O Comité Miss Portugal no Luxemburgo soube aproveitar este ano a onda da última tendência dos jovens e internautas, e abriu uma página oficial na rede social Facebook.

Para a eleição da Miss 2011 é possível, desde há várias semanas, votar via Facebook nas 12 candidatas em liça, na página oficial do concurso naquela rede social.

Para votar é preciso primeiro tornar-se “fã” da página, após o que se pode aceder às fotografias das12 candidatas e assim votar através de um clique no "Gosto" (J'aime), que figura sob cada candidata. Cada usuário pode apenas contribuir com 12 votos. O princípio é simples: o número de "Gosto" adquiridos por cada candidata contará em terço (1/3) dos votos na final, juntamente com a votação do júri e do público presente a 20 de Novembro.

Para mais informações, pode contactar o Comité Miss Portugal-Luxemburgo, pelo tel. 621 383 048 (ou info@missportugal.lu).

JLC/Fotos: Marc Wilwert

Luxemburgo: Ana Malhoa, este sábado, em Steinfort

Ana Malhoa é a convidada da Festa de São Martinho da Associação das Actividades de Portugueses de Steinfort (AAPS) no sábado, 20 de Novembro, no Centro Roudemer, naquela localidade.

A filha mais velha de José Malhoa está actualmente a festejar 25 anos de carreira, já que se estreou na música aos seis anos ao lado do pai, em 1985. A artista far-se-á acompanhar da sua banda e vai interpretar canções do seu último álbum, "Sexy" (2009), disco com sonoridades pop e dance misturados com hip-hop e reggaeton.

A partir das 21h, o baile é animado pela banda Real Show. Antes do concerto de Ana Malhoa, que deverá começar cerca das 23h45, actua o cantor Rui Fontelas.

Na festa, haverá os habituais comes e bebes à portuguesa e, porque é uma Festa de São Martinho, haverá também castanhas e água-pé. Os bilhetes, que custam 13 euros em pré-venda, e 15 euros na bilheteira do Centro Roudemer, estão à venda nos seguintes locais: Rádio Latina, Denny's Café (Steinfort), Café Ribatejo (Windhof), Café du Commerce (Capellen), Café Vitamine e Café Relax (cidade do Luxemburgo), Talhos Ferreira e padarias Pâtisserie Tuga.

Mais informações pelo tel. 621 211 000 (Filipe Santos).

Luxemburgo: Ministra Jacobs promove Conferência Nacional para a Integração, este sábado, no Kirchberg

A Conferência Nacional para a Integração tem lugar hoje, sábado, 20 de Novembro, entre as 8h30 e as 17h50, no edifício Jean Monnet, no Kirchberg, na capital.

Promovido pela ministra da Família e da Integração, Marie-José Jacobs, pelo OLAI-Gabinete Luxemburguês de Acolhimento e Integração, e pelo Conselho Nacional de Estrangeiros (CNE), a edição deste ano corresponderia à quinta Conferência Nacional de Estrangeiros, que aproveita assim para mudar de nome.

A conferência articula-se este ano em torno da temática "Ouvir os outros e agir: hoje e amanhã" e pretende debater o papel tanto dos luxemburgueses como dos estrangeiros no processo de integração dos cidadãos não nacionais no Grão-Ducado. O encontro é aberto a todos.

Foto: Guy Jallay/LW

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NATO/Cimeira: Barack Obama destaca raízes portuguesas do seu cão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou hoje as “raízes portuguesas” do seu cão, um exemplar da raça cão de água português, durante o encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, na cimeira da NATO, em Lisboa.

Falando no final do encontro com o primeiro ministro português, Barack Obama aludiu ao “grande interesse” despertado pela relação da sua família com Portugal, devido ao cão de água português que foi oferecido às suas filhas, de nome “Bo”.

“O nosso cão é o membro mais popular da Casa Branca”, brincou.

Com dois anos, “Bo” chegou à Casa Branca em abril do ano passado, como cumprimento de uma promessa de Barack Obama às suas filhas, Malia e Sasha, após ter vencido as eleições presidenciais norte-americanas.

Depois de o presidente norte-americano ter manifestado a intenção de ter um cão de água português, o Turismo do Algarve disponibilizou-se para entregar em mão um cachorro, mas o animal acabou por ser oferecido à família Obama pelo senador Ted Kennedy, entretanto falecido, que era um entusiasta desta raça.

De pelo branco e negro e hipoalergénico, "Bo" cumpriu um dos requisitos essenciais para se tornar a mascote da Casa Branca: que não fosse um foco de infeções para Malia, de 12 anos.

O cão de água é considerado pelos peritos um ótimo cão de guarda, lutador, bom companheiro, dócil e cuidadoso com as crianças.

É na região do Algarve que se encontra o maior número de exemplares de cães de água de Portugal.

Foto: Arquivo LW

NATO/Cimeira: Obama elogia Portugal e agradece presença militar no Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu hoje em Lisboa a presença portuguesa no Afeganistão, elogiou a aposta de Portugal nas energias renováveis e defendeu o reforço dos investimentos norte-americanos no país.

Barack Obama elogiou a liderança política do primeiro-ministro, José Sócrates, e as “medidas vigorosas” tomadas pelo Governo português para enfrentar os “desafios” colocados pelos mercados financeiros. Após o encontro com o Presidente da República, Cavaco Silva, identificou as energias renováveis com uma das formas de expandir a cooperação bilateral entre Lisboa e Washington na frente económica.

“Visamos um aprofundamento da nossa cooperação no comércio, investimento, ciência e tecnologia. Estou muito impressionado com o trabalho notável que Portugal tem feito em áreas como energias `limpas´, [onde] pensamos que podemos colaborar mais”, disse Barack Obama.

Obama comprometeu-se a trabalhar "com toda a Europa, assim como com Portugal”, nos esforços para ultrapassar a crise. José Sócrates sublinhou a “plena concordância” com o presidente dos Estados Unidos na defesa de uma melhor regulação dos mercados, de uma reforma das instituições financeiras multilaterais e ao nível estratégico da segurança.

Cavaco Silva, por sua vez, congratulou-se com a confiança manifestada pelos Estados Unidos quanto à capacidade de Portugal superar os “desafios” que enfrenta, embora tenha sublinhado que o volume de investimentos norte-americanos está ainda "muito distante” do que seria legítimo esperar.

O presidente norte-americano referiu-se também ao lugar que Portugal recentemente conquistou no Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2011-12, dizendo que este reforça a oportunidade de cooperação com os Estados Unidos: “Será uma oportunidade para avançar a paz e segurança que ambas as nossas nações procuram em todo o mundo”, disse.

Obama aludiu ainda ao “grande interesse” despertado pela relação da sua família com Portugal, devido ao cão de água português que foi oferecido às suas filhas. “O nosso cão é o membro mais popular da Casa Branca”, afirmou.

Com os encontros com Cavaco Silva e José Sócrates, Barack Obama cumpriu o programa da visita de trabalho a Portugal, que antecedeu a cimeira da NATO, a decorrer hoje e no sábado.

Luxemburgo: O Beaujolais nouveau 2010 já chegou


O Beaujolais nouveau 2010 já se encontra à venda no mercado luxemburguês.

Como manda a tradição, à terceira quinta-feira do mês de Novembro de casa ano, o vinho Beaujolais é colocado à venda nos mercados de vários países.

Consta que o ano de 2010 foi propício à grande maiorias das colheitas destinadas ao reputado vinho francês de Outono.

Luxemburgo actualidade: Polícia abate boi à solta em Esch-sur-Alzette

A Polícia viu-se ontem à tarde obrigada a abater um boi à solta que se estava a tornar perigoso para os utentes do Centro de Inspecção Automóvel de Esch-sur-Alzette.

Um camionista que transportava gado para o matadouro situado na rue Joseph Kieffer alertou ontem pelas 15h30 a Polícia após se ter deparado com a fuga de um boi de 800 quilos.

O pessoal do matadouro recorreu em vão a duas vacas para apaziguar o animal de 880 quilos. Incontrolável, o boi aproximou-se perigosamente do Centro de Inspecção Automóvel, causando pânico junto dos automobilistas que lá se encontravam. Consequentemente, as autoridades viram-se obrigadas a abater o bicho.

NATO/Cimeira: 18 detidos e 181 estrangeiros impedidos de entrar em Portugal desde quarta-feira

Dezoito pessoas foram detidas e 181 estrangeiros foram impedidos de entrar no país entre as 00:00 de quarta-feira e as 10:00 de hoje, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Na sequência do controlo das fronteiras portuguesas devido à cimeira da NATO, foi recusada a entrada no país a 181 estrangeiros “por razões de ordem pública e segurança nacional no contexto das medidas de segurança” relacionadas com a reunião da Aliança Atlântica em Lisboa, refere o relatório do SEF.

Aquele serviço de segurança adianta que na fronteira do Caia foram entregues às autoridades espanholas dois estrangeiros procurados, um por homicídio e outro para cumprimento de pena de prisão. Em Castro Marim, o SEF entregou às autoridades espanholas um estrangeiro referenciado por crimes de furto e agressão.

Nas fronteiras portugueses foram controlados nos três últimos dias 123 244 pessoas e efetuadas 18 detenções.

Na fronteira do Caia foram detidas cinco pessoas e em Castro Marim outras cinco. Em Chaves as autoridades fizeram duas detenções e em Quintanilha mais duas. A maioria das detenções são por tráfico de estupefacientes, uso de documentos falsos e posse de armas.

Já no aeroporto de Lisboa foram detidas três pessoas, duas por uso de documento falso ou falsificado e uma por uso de documento alheio. No aeroporto do Porto houve uma detenção para extradição.

No âmbito da operação foram ainda apreendidas, até ao momento, cinco armas brancas, uma arma de fogo e diverso material anti-NATO e anti-policial.

O SEF garante que a reposição das fronteiras e o controlo documental estão a “decorrer com normalidade, em conformidade com o planeado, tendo como principal objetivo assegurar e garantir a ordem pública e a segurança nacional durante o período da realização da cimeira NATO”.

O controlo documental em todas as fronteiras portuguesas foi reposto entre as 00:00 de quarta-feira e sábado para garantir “a segurança interna e a manutenção da ordem pública” durante a cimeira da NATO, que se realiza entre sexta-feira e sábado, no Parque das Nações, em Lisboa.

Foto: Arquivo LW

Luxemburgo actualidade/Caso Luca: Acusados condenados a penas de prisão suspensa de 10 e 12 meses

No caso da queda de um armário que matou uma criança de seis anos num infantário em Steinsel, em Outubro de 2006 (conhecido como "Caso Luca"), o tribunal condenou ontem quatro dos cinco acusados a penas suspensas de 10 e 12 meses, e ao pagamento de uma multa e 5 mil e seis mil euros. O quinto réu foi absolvido.

O director do Centro de Apoio de Steinsel ("Maison Relais") e o responsável pela segurança da comuna incorreram nas penas mais pesadas: doze meses de prisão com pena suspensa e uma multa de 6 mil euros.

Já os dois educadores, que também se sentaram no banco dos réus, foram sentenciados a 10 meses de prisão com pena suspensa e a uma coima de 5 mil euros.

Importa sublinhar que o juiz aplicou uma sentença mais severa do que a exigida pelo Ministério Público (oito e dez meses) .

Durante o julgamento, os advogados de defesa pediram que os seus clientes fossem absolvidos.

A 2 de Outubro de 2006, o jovem Luca sofreu ferimentos graves na cabeça provocados pela queda de um armário no infantário da escola de Steinsel, na rue de l'Ecole, acabando por sucumbir instantes depois, ainda no local do acidente.

Foto: Gerry Huberty

Portugal/Cimeira da NATO: Obama encontra-se hoje com Cavaco Silva e José Sócrates

O Presidente norte-americano encontra-se hoje com o chefe de Estado e o primeiro-ministro português em Lisboa, no âmbito de uma visita de trabalho, realizada por ocasião da realização da cimeira da NATO.

O Presidente da República Cavao Silva vai oferecer ao chefe de Estado norte-americano um decantador em cristal desenhado por Siza Vieira, enquanto Obama irá oferecer ao seu homólogo uma cópia do primeiro tratado firmado entre Portugal e os EUA, o Tratado de Comércio e Navegação, assinado em 26 de Agosto de 1840.

Juntamente com o decantador serão também oferecidos ao Presidente norte-americano cálices oficiais de Vinho do Porto igualmente concebidos por Siza Vieira, juntamente com uma garrafa de Porto Vintage “Quinta do Noval” de 2008, ano em que Obama foi eleito.

Barack Obama receberá ainda uma pequena escultura em bronze representando o cão de água português, da autoria do escultor Luís Valadares e que integra uma coleção lançada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Há quase dois anos, quando se instalou na Casa Branca, o Presidente norte-americano ofereceu às filhas Malia e Sasha um cão de água português, o “Bo”.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Luxemburgo: Monsenhor Fernand Franck pede desculpa pelos abusos sexuais cometidos por elementos da Igreja

O arcebispo da Diocese do Grão-Ducado, monsenhor Fernand Franck, e o vigário-geral do Arcebispado luxemburguês, Mathias Schiltz, pediram hoje desculpa pelos abusos sexuais cometidos sobre menores por elementos do clero.

Monsenhor Fernand Franck assegurou que no próximo sábado e domingo vai ser lida uma mensagem apontando nesse sentido em todas as celebrações dominicais do país.

Foto: Gerry Huberty

Luxemburgo: Reunião em português sobre Escola Fundamental, esta sexta-feira, em Esch

Tem lugar esta sexta-feira, 19 de Novembro, às 19h30, na sala Ariston, junto à escola do Brill em Esch/Alzette, uma reunião de informação sobre a Escola Fundamental, que entrou em vigor em 2009 e abrange os alunos dos três aos 12/14 anos de idade.

A reunião é organizada pela CCPL, o Comité da Escola do Brill, o Rancho Províncias de Portugal e a Coordenação do Ensino do Português no Luxemburgo. Para mais informações e/ou dúvidas contacte a CCPL, pelo e-mail ccpl@ccpl.lu ou o tel. 29 00 75.

Mundiais 2018/2022 - Candidatura ibérica ilibada pela Comissão de Ética da FIFA


A Comissão de Ética da FIFA ilibou hoje Portugal e Espanha das suspeitas de troca de votos com o Qatar, levantadas pelo jornal britânico Sunday Times.

"É uma decisão que obviamente não nos surpreende. Sempre dissemos que os rumores, como a própria FIFA os qualificou, não tinham qualquer fundamento", disse um responsável pela imprensa da candidatura ibérica.

Segundo a mesma fonte, o projecto ibérico "aguarda tranquilamente o anúncio" da candidatura vencedora da organização do Mundial de 2018, agendada para o próximo dia 2 de Dezembro, em Zurique.

Além da Portugal e Espanha, concorrem à organização do evento em 2018 Inglaterra, Rússia e o projeto conjunto de Bélgica e Holanda.

Ainda mais estrangeiros do que luxemburgueses

O número de cidadãos com nacionalidade estrangeira a residir no Grão-Ducado diminuiu ligeiramente entre 2009 e 2010. Segundo o STATEC, em relação à última contagem, o número de estrangeiros a residir no Luxemburgo baixou de 43,7 para 43,1 %.
Para este facto terá contribuído decisivamente a lei da dupla nacionalidade adoptada pelo governo do Grão-Ducado, já que é a primeira vez, há muitos anos, que o instituto de estatísticas do Luxemburgo regista uma ligeira diminuição da população estrangeira no país.
Só no ano passado, 4022 pessoas adquiriram a nacionalidade luxemburguesa contra 1215 em 2008.

Luxemburgo e Argélia empatam a zero


A selecção luxemburguesa de futebol empatou a zero com a congéne argelina na noite de ontem, no estádio Josy Barthel, que quase encheu.

Apesar de um ligeiro ascendente da equipa magrebina durante grande parte do encontro, os comandados de Luc Holtz souberam tapar bem os caminhos para a sua baliza, não concedendo grandes oportunidades de golo à Argélia, uma das selecções finalistas do recente Mundial na África do Sul.

Com este empate, os "Roude Léiw" despedem-se em beleza de um ano futebolístico com bons resultados.

Em jogo disputado também ontem, no Cents, a selecção grã-ducal de sub-21 derrotou a Finlândia por 1-0, com um golo do luso-descendente Gonçalo Almeida.

Portugal/Cimeira da NATO: Medidas restritivas no espaço aéreo em Lisboa a partir das 12h de hoje

O espaço aéreo no aeroporto de Lisboa vai sofrer medidas restritivas entre hoje e domingo devido à Cimeira da NATO, segundo a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo.

A NAV (Navegação Aérea de Portugal) adianta que entre as 12:00 de hoje e as 12:00 de domingo vão entrar em vigor "as medidas restritivas nas áreas de aproximação e de solo do aeroporto de Lisboa".

De acordo com a NAV, as chegadas vão ser afetadas, passando de um máximo de 23 chegadas/hora para um máximo de 14 chegadas/hora.

"Estas medidas poderão vir a ser aliviadas no decorrer desta operação, com o incremento do número de chegadas por hora", refere a NAV, garantindo que as partidas "não deverão sofrer quaisquer alterações".

A empresa que gere a navegação aérea em Portugal sustenta ainda que a redução do número de voos, que "será continuamente monitorizada e avaliada", visa dar cumprimento aos "mais elevados níveis de segurança" a que está obrigada.

A Cimeira da NATO realiza-se em Lisboa entre sexta-feira e sábado e contará com a presença de cerca de 60 chefes de Estado e de Governo.

Cineast: o maior festival de cinema do Luxemburgo

Há três anos, um grupo de cinéfilos amadores polacos a trabalhar no Luxemburgo teve a ideia de trazer até cá alguns filmes do seu país. A iniciativa fazia sentido: os polacos expatriados no Grão-Ducado tinham poucas oportunidades de ver o novo cinema da sua terra.

No ano seguinte, aos polacos juntaram checos, eslovacos e húngaros. Que têm estes quatro países em comum? Muita e pouca coisa. Os quatro constituem o Grupo de Visegrado que tem como objectivo reforçar a cooperação e promover a integração do grupo na União Europeia. O evento recebeu o nome de Festival de Cinema da Europa Central e Oriental, um título que foi mudado este ano para o mais comercial Cineast (leia-se "cinêist").

Em 2009, e apesar de ter lugar em paralelo com o festival DirActors, que é uma iniciativa de vários poderes públicos luxemburgueses, o festival levou às salas 3.600 pessoas.

Em 2010, o Cineast aposta mais alto ao aumentar radicalmente o número de salas e de filmes projectados. Na lista de locais estão a Cinemateca, a abadia de Neumünster, o Ancien Cinéma de Vianden e as salas do grupo Caramba no sul do país. Alem dos filmes provenientes dos quatro de Visegrado, o Cineast convidou um país exterior ao grupo, a Roménia. Com grandes tradições cinematográficas e actualmente com uma nova vaga de grandes cineastas, os filmes deste país enriqueceram a programação do festival, que conta com filmes que trazem consigo a chancela de terem sido considerados os melhores nos mercados internos ou premiados noutros festivais.

A organização do Cineast começa a ser grande demais para o pequeno grupo de funcionários europeus amadores de cinema que se reuniram há alguns anos para projectar alguns filmes da sua preferência. Espera-se que o maior festival de cinema do Luxemburgo em termos de público possa continuar no futuro com mais profissionalismo e melhores apoios financeiros para permitir passar o cabo das tormentas que vai ser mais uma edição do Cineast.

Entretanto, ainda pode ver filmes polacos, checos, eslovacos e romenos até domingo. E nesse dia, na Cinemateca, pode assistir à entrega do prémio ao melhor filme do festival, seleccionado por um júri onde participou o crítico do CONTACTO, Raúl Reis. A programação do Cineast pode ser consultada em www.filmfestival.lu , na internet.

Grandes títulos na imprensa espanhola: “Portugal toureou-nos!”

“Portugal toureou-nos” é o título da edição eletrónica do jornal desportivo espanhol Marca, após a maior goleada de sempre imposta pela seleção portuguesa de futebol à Espanha (4-0), no Estádio da Luz, em jogo particular.

“Duríssimo corretivo de Portugal a Espanha. Os lusos castigaram-nos com uma goleada exagerada”, lê-se no mesmo site na Internet.

Noutro desportivo do país vizinho, o AS, destaca-se a “tareia ibérica” – uma “justa vitória para os de [Paulo] Bento perante uma das piores versões da ‘roja’”.

O Mundo Deportivo titula “Sova em Lisboa”, acrescentando que “os de Vicente del Bosque receberam um sério corretivo num amistoso com claro sabor a ‘clássico’. Martins, Postiga, Almeida e um golo na própria baliza de Ramos acabam com a ‘roja’”.

“Portugal humilha a campeã do Mundo”, sublinha o generalista El Mundo, frisando que “o melhor ano da ‘roja’ termina com uma goleada dos lusos num amistoso em que nada saiu à Espanha”.

O El País recorre à figura do “atropelamento” da seleção espanhola em plena capital portuguesa no título, enquanto o ABC conclui que “sem pontos em jogo, a Espanha perde-se”.


"Trabalho coletivo na base da vitória", diz Paulo Bento

O selecionador português de futebol realçou hoje o trabalho coletivo que esteve na base da goleada imposta à Espanha por 4-0, em encontro particular disputado no estádio da Luz, em Lisboa.

“Não há milagres. Há um trabalho coletivo, um compromisso e muito pouco tempo para trabalhar, o que nos vale tem sido a qualidade, entrega e a assimilação rápida das nossas ideias”, disse Paulo Bento na entrevista rápida após o encontro.

Paulo Bento realçou a importância das vitórias, que “trazem confiança e motivação”, tendo ainda frisado que, apesar de não valer pontos, traz prestígio, principalmente “contra uma grande equipa, campeã mundial e europeia”.

“O objetivo era ganhar, impensável era ganhar por estes números. A forma como jogámos, essencialmente durante 80 minutos, foi muito positiva”, adiantou.

Por seu turno, o extremo Nani disse que a seleção está “motivada, a crescer e demonstra isso”.

“Os jogadores estão a trabalhar bem nos seus clubes e o coletivo tem sido fantástico. Este é um excelente grupo, está a jogar bem e está muito unido”, sublinhou.

Autor de um golo de calcanhar, embora o último toque tenha pertencido a Sérgio Ramos, quando a bola se encaminhava para a baliza, Hélder Postiga mostrou-se satisfeito pelo excelente momento de forma que atravessa.

“Só tinha aquele recurso. Ainda bem que consegui marcar. Não sei se posso falar de milagre, até porque só estou na seleção na era Paulo Bento. Temos mostrado qualidade, e isso viu-se já nos jogos com a Dinamarca e a Islândia. Hoje soubemos esperar pelos erros e fazer quatro golos”, disse o avançado.

Fotos e Textos: Lusa

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Luxemburgo: Rebelo de Sousa fala sobre Centenário da República, esta quinta-feira, no Instituto Camões

O político e bem conhecido comentador televisivo Marcelo Rebelo de Sousa está amanhã no Luxemburgo para proferir uma palestra sobre o Centenário da República, às 18h30, no Instituto Camões, na capital (8, bld Royal). A conferência "A República Portuguesa: Uma visão do século XXI" é organizada pela associação Amigos do 25 de Abril (A25A).

Simultaneamente está patente uma exposição de cartazes intitulada "Letras e Cores, Ideias e Autores da República", organizada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Recorde-se que a palestra, inicialmente prevista para 28 de Outubro, teve de ser adiada, já que na altura Rebelo de Sousa teve de participar na reunião do Conselho de Estado que Cavaco Silva marcou para 29 de Outubro, para analisar a situação política portuguesa o Orçamento de Estado 2011.

Foto: Lusa

EUA: Primeira longa metragem sobre Aristides Sousa Mendes apresentada à Comunidade judaica de Nova Iorque

O filme “The Consul of Bordeaux”, primeira longa metragem sobre a história de Aristides de Sousa Mendes, é hoje apresentado à comunidade judaica de Nova Iorque, numa pré-visualização na sinagoga Edmond J. Safra.

Segundo João Crisóstomo, ativista da comunidade portuguesa em Nova Iorque e amigo do produtor do filme, Henri Seroka, a iniciativa destina-se a encontrar nos Estados Unidos um eventual patrocínio junto da comunidade judaica, que permita terminar o filme dentro da data prevista.

“Falta a introdução com efeitos especiais de áudio, que deverá custar mais de 150 mil dólares, e é esse patrocínio, além de um distribuidor, que Seroka procura nos Estados Unidos”, disse à Lusa João Crisóstomo.

Numa co-produção de José Mezeda, AIte/Ariane (Espanha) e do compositor de música clássica belga Henri Seroka, também responsável pela banda sonora, o filme tem estreia marcada para fevereiro de 2011 e está ainda em finalização.

A mesma fonte acrescentou que Ana Cardoso, filha do realizador Francisco Manso (“O Testamento do Senhor Nepomucenoo”) estará no “screening” do filme na congregação Edmond J. Safra, em Manhattan.

Com guião de João Correia, realização de Francisco Manso e Victor Norte e Laura Soveral nos papéis principais, o filme conta a história do cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, que salvou das mãos dos nazis mais de 10 mil judeus durante a Segunda Grande Guerra.

O diplomata concedeu vistos em massa a judeus e a outros refugiados sem autorização de Lisboa, permitindo-lhes a fuga através de Espanha e Portugal.

Atualmente, o livro de registos onde Aristides Sousa Mendes assentou o nome de todos aqueles a quem foi concedido visto, está exposto na “Galeria dos Salvadores” do Museu da Herança Judaica em Nova Iorque, por cedência do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

É na “Galeria dos Salvadores” que são recordados alguns dos principais protetores dos judeus durante o Holocausto, casos de Raoul Wallenberg, Carl Lutz ou Oskar Schindler.

Jean-Claude Juncker diz que Portugal vai cumprir os objectivos do défice


Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo (que junta os ministros das Finanças dos países que adoptaram o Euro), acredita que Portugal vai alcançar o objectivo do défice, reduzindo-o para 4,6% do PIB em 2011.

Juncker confirmou também que não existe, por parte de Portugal, qualquer pedido de ajuda.

“A colocação no terreno de um rigoroso trabalho de redução do défice permitirá a estabilização prevista do défice e também da dívida pública”, disse Juncker.

O responsável europeu convidou o governo português a detalhar as medidas que pretende aplicar para a redução do défice e reafirmou a convicção de que o governo de Sócrates vai ser capaz de aprovar o orçamento negociado com o PSD.

Luxemburgo: Procissão dançante de Echternach é Património Mundial da UNESCO

A procissão dançante de Echternach, que todos os anos decorre na centro medieval da cidade, foi ontem inscrita no Património Mundial da UNESCO.

A procissão dançante de Echternach ("Sprangprozessioun"), ritual religioso que remonta a 739, em homenagem a Santo Willibrord, tem lugar uma vez por ano, na terça-feira de Pentecostes, junto à Abadia de Echternach.

Todos os anos, a "Sprangprozessioun" atrai cerca de 13 mil peregrinos vindos não só do Luxemburgo, mas também de toda a Grande Região.

Foto: Gerry Huberty

Luxemburgo: Paulo Lobo inaugura exposição fotográfica hoje no Instituto Camões, às 18h30

O conhecido fotógrafo da nossa praça, Paulo Lobo inaugura uma exposição fotográfica intitulada "Retratos de Café" no Instituto Camões, na cidade do Luxemburgo, na quarta-feira, 17 de Novembro, pelas 18h30.

Ao longo de ano e meio, Paulo Lobo pediu a 40 pessoas de várias nacionalidades e residentes no Luxemburgo para escolherem um local à sua escolha, para que tivessem uma "conversa de café", título aliás que o projecto começou por ter, "Coffee Talks" e que foi já inclusive o nome de uma emissão radiofónica que o artista animou durante vários anos na Rádio Amizade.

Das conversas resultaram 40 retratos, 40 conversas, 40 imagens dos ambientes e locais escolhidos, cada um relevando um pouco da personalidade do entrevistado.

A mostra está patente até 20 de Dezembro no Instituto Camões (8, bld Royal), na capital.

Foto: João Paulo Vaz

Destaques da edição do CONTACTO de 17 de Novembro de 2010


(Clique na imagem para ampliar)

Esta semana o jornal CONTACTO faz manchete com uma reportagem no Brasil sobre a exploração sexual das crianças e o tráfico de menores em Fortaleza. Leia o testemunho dos que lidam directa e indirectamente com esta realidade.

Nesta edição, o CONTACTO falou em exclusivo com Lídia Correia, psicóloga clínica do Centro de Psicologia e Orientação Escolar no Luxemburgo. Lídia Correia aborda os problemas dos jovens portugueses no sistema educativo luxemburguês.

Ainda no campo da Educação, o CONTACTO quis saber qual a razão de ainda haver escolas no Luxemburgo sem cursos de português, apesar do ano escolar já ter começado há dois meses.

Nas páginas centrais conheça as 12 candidatas a Miss Portugal no Luxemburgo. O concurso decorre no sábado às 21 horas no Hall Victor Hugo, em Limpertsberg, na cidade do Luxemburgo.

No desporto, destaque para a medalha de bronze conquistada pelo atleta português Aníbal Coimbra no Campeonato do Mundo de Powerliftinhg que se disputou este fim-de-semana na África do Sul.

Estas e outras notícias no Jornal CONTACTO, o seu semanário em língua portuguesa no Luxemburgo.


Ainda não recebe o CONTACTO em casa?

Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Inflação na Zona Euro acelera em Outubro para 1,9 por cento, Portugal está nos 2,3 por cento

A taxa de inflação na Zona Euro acelerou para os 1,9 por cento em Outubro, face ao mesmo mês de 2009, com Portugal a subir para os 2,3 por cento, divulgou hoje o Eurostat, o serviço de estatísticas da União Europeia, sediado no Kirchberg.

Portugal: PSD diz que "é fora de tempo, descabido e insensato" falar em governo de coligação

O porta-voz do PSD considerou segunda-feira à noite "fora de tempo, descabido e insensato" falar em governo de coligação no contexto da aprovação do Orçamento do Estado.

Em declarações aos jornalistas, na segunda feira à noite, à margem da reunião do Conselho Nacional social democrata, num hotel de Lisboa, Miguel Relvas acrescentou que "o PSD não deu, não dá e não dará o seu contributo para cenários de crise e para cenários de instabilidade".

Segundo o porta-voz do PSD, o Orçamento do Estado para 2011, viabilizado com a abstenção do PSD, "é um instrumento importante, que dotará o Governo português das condições para poder governar".

Miguel Relvas sublinhou que o Governo "tem um Orçamento aprovado", referiu que "foi em nome da defesa do interesse nacional, foi em nome da defesa da estabilidade que se lutou por esse objetivo" e acrescentou: "Não tem razão de ser, é fora de tempo, é descabido e é insensato estar a falar noutros cenários."

O porta-voz do PSD falava a propósito de uma solução de governo de coligação, que foi admitida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e que antes tinha sido defendida pelo presidente do CDS-PP, Paulo Portas, no debate do Estado da Nação.

"O que o PSD diz é que é extemporâneo", reagiu Miguel Relvas, afirmado ainda que o seu partido "não comenta cenários políticos", porque "quem está na vida política não é comentador político".

Luxemburgo: Esch/Alzette inaugurou novo parque de estacionamento no Brill

O parque de estacionamento situado sob a place de la Résistance, em Esch/Alzette, foi inaugurado segunda-feira, depois de dois anos de obras.

Os novos estacionamentos deverão servir os clientes da rue de l'Alzette e das ruas comerciais circundantes, bem como os espectadores do Teatro Municipal de Esch, cuja reabertura está prevista para 8 de Janeiro.

O novo Parking Brill tem cinco andares, 502 lugarese é o terceiro da Metrópole do Ferro, depois do parque de estacionamento no boulevard J.F. Kennedy, que abriu nos anos 90, e do parque na place de l'Hôtel de Ville, em funcionamento desde Dezembro de 2006. Dos 502 lugares, cerca de 200 estão à venda.

Na superfície, as obras vão continuar ainda nos próximos meses e o largo que também é conhecido por place du Brill deverá ficar completamente mudado.

Foto: Nicolas Bouvy

Tecnologia: Facebook anuncia serviço que harmoniza todo o tipo de comunicações online mas que é mais do que um e-mail

A rede social do Facebook anunciou ontem um novo sistema de e-mail que pretende harmonizar vários tipos de comunicações, como sms, e-mails e chats de conversação, através de endereços de e-mail facebook.com.

O fundador e diretor geral do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou que o novo sistema permite “conter as mensagens enviadas de todas as diferentes formas através das quais as pessoas comunicam”.

“O e-mail é uma das formas através da qual as pessoas vão utilizar este sistema”, disse, sublinhando que há outras possibilidades. Este serviço, disse, permite ter um destino único para todas as comunicações eletrónicas, sejam elas quais forem.

Numa conferência em São Francisco, onde foi hoje apresentado o novo serviço do Facebook, o "Project Titan", Mark Zuckerberg disse ainda que “é verdade que as pessoas poderão ter endereços de e-mail @facebook.com”, mas sublinhou que “não é só um e-mail”.

O fundador do Facebook considera que os jovens de hoje estão a afastar-se de e-mails que consideram ser demasiado lentos ou formais. Zuckerberg disse que tal como os estudantes universitários estão cada vez mais a optar pelas mensagens instantâneas mais curtas e mais rápidas, mais pessoas vão começar a usar os chats imediatos, porque é mais fácil, mais divertido e mais útil.

Embora o e-mail seja ainda uma forma primária de comunicar dirigida a pessoas mais velhas, estudos recentes sugerem que os mais jovens preferem outras formas de comunicar.

As mensagens de texto ultrapassaram o contacto cara a cara, o e-mail, as chamadas telefónicas e as mensagens instantâneas como uma forma primária de comunicação entre os jovens norte-americanos, de acordo com um inquérito do Pew Internet & American Life Project.

O e-mail é o método menos utilizado: apenas 11 por cento dos jovens disseram que o usam todos os dias para interagir com os amigos. Por outro lado, 54 por cento dizem recorrer diariamente às mensagens de texto e 30 por cento afirmam usar telefones fixos.

Mark Zuckerberg rejeitou a ideia que tem sido divulgada na imprensa e na blogosfera de que o "Project Titan" pretende ser um "assassino do Gmail", o correio eletrónico da Google.

“Não é um assassino do e-mail”, disse, garantindo que não prevê que os cibernautas encerrem as suas contas de e-mail no Yahoo! ou no Google para utilizarem apenas o sistema promovido pelo Facebook.

O sistema está a ser implementado progressivamente desde de ontem.

Juros/Dívida: Se o euro falhar, então a Europa falhará - Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou num congresso do seu partido que o euro é a cola que mantém a Europa junta e que se o projecto da moeda única falhar, a Europa falha também.

Segundo Angela Merkel, que falava num congresso do seu partido (CDU), citada pela Bloomberg, o papel da Alemanha é de “garantir uma nova cultura de estabilidade na Europa” e elevou o papel do euro a uma questão de vida ou morte.

“Se o euro falhar, então a Europa falhará”, afirmou Angela Merkel, explicando que o colapso do projecto da moeda única iria sinalizar a “ideia unificadora” que deu paz e prosperidade ao velho continente após a segunda guerra mundial.

No entanto, a líder alemã voltou a defender a ideia de que os investidores também devem pagar a sua parte, caso existam reestruturações, afirmando que foram os “excessos” dos mercados que causaram a crise e que os “mercados têm de arcar com as consequências dos seus actos”.

A chanceler alemã tem sido criticada por agudizar a crise da dívida soberana ao afirmar que os investidores deverão ser chamados a suportar parte das perdas caso um país entre em incumprimento financeiro, o que terá feito subir o prémio exigido pelos mercados internacionais para comprarem as dívidas públicas dos países periféricos, como é o caso da Irlanda e Portugal.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Juros/Dívida: Portugal ‘obrigado’ a pedir ajuda se Irlanda activar Fundo de Estabilização

No caso de a Irlanda vir a pedir o apoio do fundo europeu de estabilização financeira, Portugal terá também de o fazer porque os mercados tratam da mesma forma os dois países, defendeu hoje, em Bruxelas, um alto funcionário europeu.

O governo irlandês e a Comissão Europeia negam que tenha havido qualquer pedido de ajuda de Dublin, apesar de várias notícias darem conta das pressões que estão a ser exercidas nesse sentido.

Fontes em Bruxelas que pediram para não ser identificadas explicaram que os mercados olham para Portugal e para a Irlanda da mesma maneira, sem levar em consideração a situação económica e financeira nos dois países.

O desequilíbrio na Irlanda tem a ver com a situação do sector bancário, altamente endividado, enquanto em Portugal não foram desfeitas as dúvidas quanto à estabilidade política necessária para cumprir os objetivos orçamentais traçados.

Os mercados financeiros querem, acima de tudo, que seja dada “credibilidade política” às medidas tomadas para diminuir o desequilíbrio orçamental e uma “determinação clara” que os objetivos definidos vão ser cumpridos, segundo a fonte.

Uma outra fonte comunitária contatada pela Lusa exemplifica que a entrevista de Luís Amado, este fim de semana ao Expresso, foi recebida como "surpreendente" e "inapropriada" porque lançava dúvidas sobre a capacidade do Executivo aprovar e executar o Orçamento do Estado para 2011, que prevê a maior redução do défice das contas públicas em democracia, e porque colocava a hipótese de Portugal sair do euro caso não haja estabilidade política.

O próprio ministro das Finanças português, Teixeira dos Santos, já hoje, sublinhou à Lusa que a Irlanda, ao contrário de Portugal, “enfrenta uma situação muito delicada no seu sistema financeiro, cuja extensão ainda não está perfeitamente apurada”.

Para Teixeira dos Santos, a Irlanda está “numa posição muito diferente” da de Portugal, acrescentando que “o crescimento da economia portuguesa este ano supera as expectativas que tínhamos inicialmente e que nos diferencia quer da Irlanda, quer da Grécia e de outras economias”.

O alto funcionário europeu concorda que os actuais problemas foram provocados pela ambiguidade do texto de conclusões da última reunião de chefes de Estado e de Governo, que teve lugar a 29 e 30 de outubro em Bruxelas, cuja redação foi imposta pela Alemanha.

O documento estipula que o sector privado será envolvido no mecanismo permanente que, a partir de 2013, e só para os novos investimentos feitos a partir desta data, irá apoiar os países que eventualmente não conseguirem pagar a sua dívida pública, obrigando os investidores a suportarem uma parte das perdas dos países que entrem em incumprimento financeiro.

Os ministros das Finanças da Zona Euro irão reunir-se terça feira em Bruxelas e, segundo outras fontes na capital belga, é de esperar uma mensagem de “apaziguamento” e “unidade” para tentar acalmar o nervosismo dos mercados financeiros, principalmente no que diz respeito às finanças irlandesas.