
são os votos de toda a equipa
do CONTACTO
Em declarações hoje publicadas pelo jornal londrino Guardian, Assange refere que tem fortes possibilidades de ser morto na prisão como, segundo diz, aconteceu com Jack Ruby, em 1967.
Ruby foi condenado pelo assassínio de Lee Harvey Oswald, a 24 de novembro de 1963, dois dias depois deste ter sido detido por alegado envolvimento na morte do Presidente John Kennedy.
O australiano Julian Assange, que se encontra em regime de liberdade sob fiança no Reino Unido, tem um pedido de extradição para a Suécia por “agressões sexuais”.
Por seu turno, Washington gostaria de o processar por espionagem, no seguimento da divulgação no “site” WikiLeaks de milhares de notas diplomáticas norte-americanas.
Foto: Arquivo LW
Depois de ter faltado à conferência de imprensa de lançamento do encontro da primeira mão da Taça do Rei diante do Levante, Mourinho marcou presença na conferência que se seguiu ao jogo, em que o Real goleou o Levante por 8-0, com três golos do português Cristiano Ronaldo.
“Não tenho problemas pessoais com ni nguém no clube, isso é o mais importante. Num clube de futebol, como em todos os trabalhos, quando trabalha muita gente junta é normal que em alguns momentos haja diferenças de opinião”, afirmou o técnico.
No entanto, Mourinho fez questão de sublinhar que não tem uma má relação com Jorge Valdano, deixando apenas entender que as diferenças que mantêm são apenas profissionais.
O treinador português, que, além de Cristiano Ronaldo, treina ainda nos “merengues” os internacionais portugueses Ricardo Carvalho e Pepe, referiu ainda que nunca na sua carreira se preocupou com a imagem que poderia deixar nas tensas conferências de imprensa como a que protagonizou no passado domingo.
Na ocasião, Mourinho mostrou um papel em que constavam o que considerava 13 erros de arbitragem no jogo e pediu mais unidade no organigrama do conjunto maderileno.
“Nunca me preocupei com questões de imagem. Na minha carreira, as minhas equipas são grupos felizes, comprometidos, que dão tudo e são disciplinados. Profissionais, os quais o clube nunca lhes possa dizer que não são um grupo sério e que trabalha até ao limite. Os adeptos não podem criticar a atitude dos meus jogadores”, afirmou.
A finalizar, Mourinho disse ainda: “Não sou nunca uma pessoa de dizer que está sempre tudo muito bem, tenho sentido crítico e gosto das críticas que faço e das que me fazem”.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Adalberto Vieira falava depois das negociações, que decorreram na quarta-feira, para a renovação do Acordo de Parceria no Setor das Pescas que o arquipélago mantém com a UE.
A reunião, que definiu as novas regras do Acordo de Parceria no Setor da Pescas com a UE, aumentou o apoio financeiro passou agora a ser de 435 mil euros anuais.
Adalberto Vieira, citado pelo jornal A Semana, classificou a reunião de vantajosa para Cabo Verde.
“De entre os ganhos importantes, destacamos o facto de Cabo Verde ver aumentado em 83 por cento – relativamente ao último acordo – a parte respeitante ao apoio financeiro setorial da UE para o desenvolvimento focalizado das Pescas no país”, disse.
O novo acordo, que entrará em vigor a partir de 01 de Setembro de 2011, prevê ainda o recrutamento obrigatório de um número determinado de marinheiros cabo-verdianos por parte das embarcações de pesca europeias que operam nas águas nacionais.
Adalberto Vieira chefiou a delegação de Cabo Verde nessa ronda negocial, que integrou ainda representantes do INDP (Instituto Nacional para o Desenvolvimento das Pescas) e da embaixada de Cabo Verde em Bruxelas.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha apresentaram na quinta-feira, primeiro dia da Cimeira Europeia, as medidas que os respetivos governos tomaram para reduzir o défice, políticas que Merkle comentou hoje, no final da cimeira.
“Estou impressionada” com as medidas, disse a chanceler alemã, em conferência de imprensa, no final do Conselho Europeu, em que os líderes dos Estados-membros discutiram a estabilidade na zona euro.
Na quinta-feira - após a apresentação dos chefes de Governo de Portugal e de Espanha - o presidente do Eurogrupo e primeiro ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, afirmou que os dois países adoptaram as medidas económicas necessárias.
“Acreditamos que Portugal e Espanha tomaram as decisões necessárias por agora”, disse Juncker.
Hoje, Merkel reiterou, no entanto, a necessidade dos países da União Europeia (UE) continuarem a trabalhar, uma vez que o próximo ano será “um ano de reformas para os Estados-membros”, com o objetivo de aumentar a competitividade.
“Temos que avançar juntos na Europa”, acrescentou Merkel, que frisou que “seria desejável uma maior cultura de estabilidade económica”.
No conselho que hoje terminou, os chefes de Estado e de Governo dos 27 países da UE chegaram a acordo para lançar uma revisão “simplificada” do Tratado de Lisboa, para permitir a criação de um mecanismo permanente de ajuda financeira aos países em dificuldades, a partir de 2013.
Foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração, mas acabou por falecer devido a uma complicação aguda.
Carlos Pinto Coelho foi director e autor de programas, e jornalista na RTP. Ficará sobretudo associado ao magazine cultural "Acontece", na RTP2, que apresentou durante nove anos.Depois do impasse verificado nas negociações há menos de um mês, o Parlamento acabou por dar hoje “luz verde” ao orçamento da UE para o próximo ano – com 508 votos a favor, 141 contra 119 abstenções -, apesar de este contemplar uma subida das despesas muito inferior à que a assembleia reclamava e sem as contrapartidas que esta desejava.
O orçamento prevê uma subida das despesas na ordem dos 2,91 por cento (contra 5,9 por cento inicialmente defendida por Comissão Europeia e Parlamento Europeu), fixando-se nos 126,5 mil milhões de euros, mais 3,5 mil milhões que em 2009.
“Enchemos o peito e depois tivemos medo de vencer e parámos”, lamentou o líder dos Verdes, Daniel Cohn-Bendit.
Foto: Teddy Jaans